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Sem dúvida, a prática de atividade física impacta positivamente muitos aspectos da saúde. Quanto à condição física, claro, são inegáveis as vantagens que a realização de exercícios proporciona, como o emagrecimento, o fortalecimento dos músculos e dos ossos, a melhora do sistema imunológico e do sistema circulatório, entre outros benefícios. Em relação à saúde mental e ao bem-estar psicológico, a atividade física auxilia na redução do estresse, no controle dos sintomas de várias doenças mentais e na produção de hormônios e neurotransmissores capazes de gerar disposição e ânimo quase instantaneamente.

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física, nós, do Blanc Hospital, separamos para você os principais benefícios proporcionados pela atividade física para a saúde do corpo e da mente. Acompanhe! 

 

Benefícios para o corpo 

Diversas atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, pilates, entre outras, além de proporcionarem emagrecimento, são capazes de melhorar a condição geral da saúde física, aumentando a resistência do organismo a muitas doenças.

É o que explica o Dr. Silvio Maffi, especialista em ortopedia e traumatologia e membro do Comitê Científico do Blanc Hospital: “a atividade física bem orientada resulta em uma proposta de vida mais saudável, mantém uma boa função cardiorrespiratória, ajuda a controlar a pressão arterial e as taxas sanguíneas de glicose e colesterol, além de proporcionar o bem-estar mental e corporal”.

 

Saiba mais: http://blanchospital.com.br/blog/como-manter-a-saude-em-dia-com-uma-alimentacao-saudavel-veja-5-dicas/

 

Em relação à regularidade dos exercícios, o Dr. Silvio esclarece que as recomendações gerais mais aceitas de frequência e intensidade para as atividades físicas são as da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Crianças e adolescentes devem realizar pelo menos 60 minutos por dia de atividades que exercitem o corpo, como brincadeiras, esportes, educação física e atividades de recreação”, explica.

Para adultos de até 64 anos, é indicado até 300 minutos por semana de atividade leve ou moderada ou até 150min. por semana de atividade intensa. A partir dos 65 anos, o que muda é a alternância dos dias das atividades (até 3 vezes por semana) e elas devem ser personalizadas de acordo com a capacidade física e cognitiva do paciente”, relata o Dr. Silvio

Confira algumas das principais vantagens abaixo:

 

Menos riscos de doenças 

A prática de exercícios físicos reduz as chances de desenvolvimento de várias doenças, como diabetes tipo 2, osteoporose, alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares. Além disso, melhora a pressão arterial e diminui os níveis de colesterol e os riscos de ataque cardíaco.

Segundo o Dr. Silvio Maffi, o estímulo gerado pelo exercício fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea e aumenta a capacidade respiratória. Além disso, a atividade física libera vários hormônios que auxiliam na diminuição da pressão arterial. 

 

Manutenção do peso 

Outra vantagem da atividade física para o corpo, claro, é a manutenção do peso adequado para você. Com a prática regular de exercícios, seu organismo aumenta a taxa metabólica, o que ajuda a queimar as calorias das refeições com muito mais facilidade, auxiliando na perda dos quilos extras. “A atividade física ativa o metabolismo da queima de gordura corporal”, esclarece o Dr. Silvio.

 

Fortalecimento dos músculos e dos ossos

Alguns tipos de atividade física, a exemplo da musculação, estimulam o aumento da massa muscular quando associados a um consumo adequado de proteínas nas refeições diárias. Além disso, a prática esportiva melhora a densidade dos ossos, principalmente através de atividades de alto impacto, prevenindo, portanto, o surgimento da osteoporose com o avanço da idade. 

 

Melhora do sono 

Uma das vantagens mais incríveis proporcionadas pela prática de atividade física é a melhora substancial da qualidade do sono. Um estudo americano, por exemplo, encontrou o seguinte resultado: 65% da amostra da pesquisa obteve um aumento na qualidade do sono ao praticar pelo menos 150 minutos de atividade física durante a semana. 

O Dr. Silvio Maffi explica a relação da prática esportiva com a qualidade do sono. “Os principais hormônios produzidos em resposta às atividades físicas são as endorfinas. Elas melhoram a qualidade do descanso corporal, promovem o relaxamento muscular e são responsáveis pela sensação de bem-estar. Assim, o estímulo físico e os hormônios liberados durante os exercícios melhoram a qualidade e a profundidade do sono, auxiliando no reparo celular e no descanso mental durante a noite”.

 

Benefícios psicológicos

Além dos benefícios para o corpo, a prática esportiva também garante mais qualidade aos aspectos psicológicos do praticante, pois produz bem-estar e melhora as condições cerebrais ligadas à memória e à cognição. Além disso, para o Dr. Silvio, a interação, o enquadramento em um grupo social e o desafio gerado pela atividade física, somados às benesses físicas e hormonais de uma rotina de exercícios, podem beneficiar e amenizar os sintomas de várias doenças psicológicas.

Separamos algumas das principais vantagens abaixo: 

 

Melhora do desempenho cerebral 

Por conta do maior fluxo sanguíneo durante a prática de atividade física, há uma maior oxigenação em todo o corpo, sobretudo na região cerebral, estimulando a produção de uma série de hormônios e neurotransmissores essenciais para a manutenção da qualidade da atividade cerebral. 

Com isso, funções cerebrais, como a memória e a aprendizagem, são otimizadas, oferecendo diversos benefícios a longo prazo, além de prevenção a doenças, como o mal de Alzheimer e a demência. 

 

Ansiedade e depressão 

Praticar exercícios pode deixar você mais feliz. Os impactos positivos no cérebro têm o poder de melhorar o humor e reduzir sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Isso porque a atividade física ajuda na produção de neurotransmissores, como a serotonina e a noradrenalina, substâncias químicas cujas funções estão associadas à manutenção do humor, do sono, do bem-estar e do sentimento de felicidade. 

Depressão, fobia e ansiedade são alguns exemplos de distúrbios em que a atividade física de rotina pode auxiliar no tratamento. Além disso, a redução do estresse e a melhora da autoestima, do humor e da disposição são grandes benefícios que qualquer indivíduo pode conseguir com o hábito de se exercitar”, relata o Dr. Silvio.

 

Mais disposição 

Por incrível que pareça, existe uma relação contrária entre gastar energia e ganhar energia. A prática de atividade física regular eleva os níveis de energia, dando um gás a mais para a realização das tarefas do dia a dia. O esporte pode diminuir consideravelmente os sintomas de fadiga produzidos por uma série de doenças. 

Dito tudo isso, ressaltamos a importância da prática de atividades físicas na sua rotina, seja um exercício leve, como a caminhada ou a pedalada, ou então um esporte mais intenso, como a musculação e a corrida. O Dr. Silvio Maffi orienta que os exercícios mais indicados para iniciar uma vida mais dinâmica e para sair do sedentarismo são aqueles que se encaixam na rotina semanal de trabalho e que trazem, sobretudo, um certo prazer ao serem realizados. 

Além disso, é importante estar em dia com a sua saúde. A indicação de uma atividade deve se adequar ao seu biotipo e capacidade física. “O mais importante, além de dar o passo inicial para realizar uma atividade física, é criar e manter uma rotina prazerosa, que seja duradoura e que traga benefícios a longo prazo”, ressalta o médico.

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