Escolha uma Página

14 de agosto é o Dia Nacional do Cardiologista. A data foi criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) como forma de valorizar a especialidade e lembrar sobre a importância de se ter uma vida saudável. Para celebrar este dia, o Blanc Hospital selecionou 5 hábitos que podem aumentar (e muito) sua qualidade de vida, mantendo a saúde do seu coração. Acompanhe.

 

1. Tenha uma alimentação equilibrada

A primeira dica é o pressuposto básico para qualquer pessoa que queira ter uma vida mais saudável. A alimentação é responsável por manter o nosso corpo funcionando corretamente, por isso é tão importante ter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e comidas com fontes de proteínas, minerais e fibras, além de gorduras boas, presentes no azeite, óleo de soja e milho, bem como em seus derivados, como os cremes vegetais. Também é importante evitar frituras e o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos. Uma alimentação saudável proporciona maior energia e disposição, além de deixar as pessoas menos suscetíveis a doenças crônicas, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.

 

2. Faça exercícios físicos regulares

Além da alimentação saudável, outra dica fundamental é a prática regular de exercícios físicos. Especialistas recomendam caminhar por 30 minutos ao dia, pelo menos 3 vezes por semana. Para ajudá-lo a desenvolver esse hábito, que tal encontrar um companheiro de caminhadas? Pode ser um amigo, seu marido ou esposa ou até seu cachorro. Outra dica para se movimentar mais optar é pelas escadas em detrimento do elevador, lembrando-se de fazer pausas com alongamentos durante o expediente de trabalho, evitando ficar longas horas sentado.

 

Veja também: Uso de anticoagulantes: tudo o que você precisa saber

 

3. Durma bem

O sono é um ótimo regulador do corpo. Por isso, é importante ter boas noites de sono, dormindo em torno de 8 horas por noite. Dentre diversos benefícios, dormir bem contribui para a melhora do funcionamento do metabolismo, além ajudar na disposição e prevenção de doenças crônicas.

 

4. Evite estresse e hábitos não saudáveis

Este tópico é para chamar a atenção para hábitos e sensações que devem ser evitadas, como estresse, fumar ou abusar do álcool. O estresse aumenta a pressão arterial, o pulso cardíaco e os níveis de hormônios, gerando uma situação que pode prejudicar o organismo. Além disso, fumar é extremamente prejudicial, pois promove o depósito de colesterol na parede das artérias, favorecendo a formação de coágulos, facilitando a coagulação do sangue, o que acaba dificultando a circulação sanguínea e, por consequência, causando doenças coronárias.

 

5. Consulte seu médico regularmente

Por fim, mas não menos importante, a última dica é consultar o seu médico cardiologista regularmente. Ao fazer consultas e exames regulares é possível entender como é sua pressão arterial, triglicérides, taxas de colesterol e outros números importantes. Assim, você conhece o seu coração e, caso haja alteração em algum momento, você já sabe qual o seu padrão de saúde, podendo iniciar um tratamento precocemente.

Gostou das nossas dicas? Conte com o Blanc Hospital para cuidar da saúde do seu coração. Aqui, realizamos cirurgia cardiovascular como revascularização do miocárdio e a cirurgia de troca valvar. Saiba mais sobre as nossas especialidades!