Escolha uma Página

De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país que mais faz cirurgia plástica no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Os brasileiros, cada vez mais, ganham consciência em relação à importância de um procedimento cirúrgico bem-sucedido e investem na melhora da saúde e da autoestima por meio de cirurgias estéticas. Em muitos casos, no entanto, o medo da operação ou o receio da cicatrização adequada adia, para muitos pacientes, o sonho de atingir a harmonia ideal para o corpo. 

Neste contexto, nós, do Blanc Hospital, vamos dar algumas dicas dermatológicas para você cuidar da melhor maneira possível da pele após um procedimento cirúrgico, a fim de garantir uma cicatrização satisfatória e mandar embora de vez o medo do pós-operatório. Confira! 

 

Repouso

Logo após a realização de uma cirurgia o seu médico vai prescrever medicamentos e indicar algumas precauções que você deverá seguir para atingir a cicatrização adequada. Neste processo, o repouso, sem dúvida, tem papel preponderante. Portanto, evitar carregar peso, dirigir, fazer movimentos rápidos ou bruscos são algumas medidas importantes a serem tomadas. Movimentar-se com cuidado, realizando curtas caminhadas, para manter o corpo em atividade é importante. Mas é recomendado aguardar a liberação do médico cirurgião para praticar atividades físicas moderadas e com carga.

 

Alimentação Balanceada

Investir em uma alimentação balanceada, com certeza, vai agilizar o processo de recuperação da pele. Isso porque a nutrição adequada proporciona mais saúde à pele para uma regeneração satisfatória. Seguir o cardápio indicado pelo médico é muito importante. Em geral, as refeições deverão ser compostas por proteínas, carboidratos – com moderação – e fartura em legumes e hortaliças. As folhas como a couve e o espinafre, por exemplo, são ricos em zinco, componente que auxilia na cicatrização da pele e que vão auxiliar no processo. Inclua na sua dieta a ingestão de frutas como laranja, acerola, morango e limão, por exemplo, que são ricos em vitamina C, micronutriente essencial em todas as fases do processo de cicatrização.

 

Higiene

No período após a cirurgia é muito importante manter com rigor a higiene pessoal. Deixar as mãos sempre limpas e bem lavadas- se possível, utilize álcool gel-, aparar as unhas e tomar banho regularmente são alguns cuidados básicos, porém essenciais. Além disso, muitas vezes, o médico recomenda a limpeza do ferimento com spray antisséptico para ter uma higienização completa. Após a higiene, faça sempre os curativos conforme orientação do seu médico e pelo tempo necessário indicado.

 

Cuidados com o Sol

A exposição ao sol no período de cicatrização de uma cirurgia pode ser um problema. Isso porque corre-se o risco da cicatriz ficar escura e, por consequência, tornar-se mais visível, podendo gerar incômodos ao paciente. Por isso, é recomendado não se expor aos raios solares, mas, caso a exposição seja inevitável, o filtro solar deverá ser utilizado com abundância, com FPS 30 ou maior, a cada 2 horas. O médico saberá auxiliar com maior precisão o tempo indicado para se ter cuidado com o sol para o seu caso, mas, em média, fica em torno de 90 dias.

 

Fique Sempre Hidratado

Além da alimentação adequada, a hidratação correta também vai auxiliar na recuperação da pele após uma cirurgia. O consumo ideal de água durante o dia é muito associado à estética, sendo a pele hidratada um sinônimo de saúde. Por isso, manter os níveis de consumo de líquidos é fundamental para garantir que a pele esteja saudável para se recuperar com rapidez e segurança.

 

Pele hidratada

A hidratação com cremes anteriormente, durante e após o procedimento ajudam na qualidade da pele para uma melhor recuperação. Fale com seu médico cirurgião ou dermatologista para indicação do melhor creme para seu tipo de pele. Após a retirada de pontos, se indicado pelo seu médico, hidrate a cicatriz com cremes à base de silicone. Eles podem ajudar na cicatrização e aliviar sintomas como coceira.

 

Não fume!

O tabagismo atrapalha a cicatrização! Além de outros malefícios muito bem estabelecidos, o cigarro prejudica o processo cicatricial e pode estar relacionado com complicações inestéticas da cicatriz.

Seguindo todas as recomendações do seu médico e tomando cuidados especiais com a pele, a recuperação desejada para o seu procedimento cirúrgico será completa. Converse com o cirurgião e esclareça todas as suas dúvidas sobre o processo de cicatrização. Assim, você fica mais seguro para realizar a cirurgia que trará a harmonia estética tão almejada. 

Os médicos do Blanc Hospital estão sempre disponíveis para elucidar eventuais dúvidas sobre os processos cirúrgicos, agende a sua consulta com os médicos do nosso corpo clínico! Gostou das nossas dicas? O Blanc deseja sempre trazer as melhores sugestões para você! Quer saber mais? Acesse o nosso blog!

Fontes: Vivian Simões Pires e Manoela Santos, médicas do Blanc Hospital.

Leia mais:

– A importância da boa alimentação no pós-cirúrgico

– Quando é um bom momento para realizar uma cirurgia plástica?