Escolha uma Página

Na hora de realizar um procedimento cirúrgico, com certeza, muitas dúvidas surgem. Uma das principais incertezas dos pacientes, sem dúvida, está ligada às questões que envolvem a segurança. O suporte dos hospitais, neste contexto, significa reduzir ao máximo todo e qualquer risco associado ao cuidado com a saúde, a fim de garantir a proteção dos pacientes durante uma operação e também no decorrer do pós-operatório

Por isso, neste post, nós, do Blanc Hospital, vamos apresentar para você alguns detalhes sobre como a segurança dos pacientes é um dos principais pilares do nosso trabalho. Confira!

 

A proteção dos pacientes

Estudos recentes, organizados por órgãos ligados à Organização Mundial da Saúde (OMS), descobriram dados importantes em relação à segurança no uso de serviços de saúde. Os números de incidência dos chamados Eventos Adversos — toda e qualquer complicação indesejada sofrida pelo paciente após procedimentos hospitalares, não tendo relação com a doença de origem — ainda apresentam índices altos: 7,6% de ocorrências dentre as quais 66% foram consideradas como erros evitáveis

Para entender a dimensão do problema, alguns números mundiais podem elucidar a situação. Dados de 2013 do Instituto de Medicina dos Estados Unidos estimam entre 210 mil e 400 mil mortes prematuras relacionadas a danos evitáveis decorrentes de cuidados hospitalares no país norte-americano nos últimos anos. 

Com o intuito de minimizar os riscos dos pacientes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguindo recomendações da OMS, vem mantendo o foco nessa questão desde 2004. A partir de 2013, após portaria apresentada pelo Governo Federal, os Núcleos de Segurança dos Pacientes foram adotados em todos os estabelecimentos de saúde, a fim de promoverem a prevenção e controle de incidentes que podem gerar riscos.

 

Veja também: Blanc Hospital: 4 diferenciais de uma trajetória de sucesso

 

Como o Blanc Hospital promove a sua segurança

A fim de minimizar todo e qualquer risco em relação aos possíveis Eventos Adversos, o Blanc Hospital trabalha para trazer mais eficiência à segurança dos seus pacientes, seguindo com rigidez todas as recomendações da Anvisa e da Organização Mundial da Saúde. Além disso, o Blanc conta com um corpo médico altamente treinado e qualificado, dentro das 17 especialidades em que o hospital atende. 

O Blanc Hospital conta com a tecnologia digital para o checklist de cirurgia segura, além de ter a segurança dos pacientes reforçada por um sistema de filtragem de ar, cujos micro-organismos são filtrados em até 99,99%, diminuindo consideravelmente a incidência de infecção hospitalar

Outro importante atributo é a estrutura de proteção após as cirurgias, nas quais médicos plantonistas estão 24 horas por dia auxiliando os pacientes para uma recuperação segura e ágil.  Além disso, o Blanc também conta com leitos de UTI à disposição para suprir eventuais complicações ou para a reabilitação de pacientes de cirurgias longas e complexas. Assim, acompanhadas de médicos e enfermeiros intensivistas, qualificados e bem treinados, além de profissionais de outras áreas da saúde, todas as cirurgias são realizadas respeitando o compromisso que o Blanc Hospital tem com a segurança de seus pacientes.

 

Saiba mais: Intercorrências? Saiba como o Blanc está preparado para eliminá-las

 

Com um corpo clínico respeitado e altamente qualificado, o Blanc Hospital sempre trabalha para garantir a segurança dos seus pacientes, seja com o auxílio da tecnologia, seja com a capacitação de todo o quadro de colaboradores. Além disso, atua em conformidade com as 6 metas internacionais de segurança do paciente, buscando sempre o bem-estar de todos, assim como a acreditação internacional. 

Quer saber mais? Acesse o nosso site. Entre em contato com o Blanc e agende a sua consulta com os nossos médicos! Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Acompanhe o nosso blog

 

Fonte: Ana Paula Guaita, enfermeira-chefe do Blanc Hospital.