Conviver com dores no quadril não é nada agradável, não é mesmo?! Responsável por uma articulação muito importante do aparelho locomotor, o quadril faz a conexão do tronco com os membros inferiores e, claro, eventualmente pode desencadear dores e desconfortos. Por isso, ao desenvolver alguma patologia ou lesão na região, a rotina do paciente acaba muito prejudicada, na medida em que atrapalha tanto a movimentação quanto os momentos de descanso.

Os fatores que desencadeiam problemas na região do quadril são diversos: desgastes causados pela idade, fraturas em quedas, lesões desenvolvidas por conta de atividades físicas de alto impacto, entre outros. Por isso, ao sentir dores ou desconfortos no quadril, é fundamental buscar o diagnóstico de um médico ortopedista, a fim de realizar um tratamento adequado e resolver o problema com agilidade.

Neste post, nós, do Blanc Hospital, vamos mostrar as principais causas de dores no quadril e como você pode buscar tratamento para solucionar esse problema tão incômodo. Confira!

Artrose

A artrose de quadril é um dos problemas mais incapacitantes quando falamos no aparelho locomotor. Caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem da articulação e pela formação dos “bicos de papagaio”, saliências ósseas calcificadas que causam inflamação. A artrose atinge, em grande parte dos casos, mulheres acima de 60 anos, mas pode impactar a vida de qualquer pessoa. Não há exatidão sobre a origem da doença, porém pode estar associada a traumas ou ao histórico familiar do paciente.

O tratamento da artrose vai depender, claro, do diagnóstico médico. A consulta, portanto, é imprescindível para a resolução da doença. Em geral, pode ser tratada de forma não cirúrgica, por meio de fisioterapia, fortalecimento e alongamento muscular, atividade física leve, perda de peso e uso de medicamentos, como analgégicos e anti-inflamatórios em crises de dor — sempre com supervisão médica. Além disso, o paciente pode ser submetido a procedimentos cirúrgicos, como artroplastia, artroscopia e artrodeses.

Conheça também: Pesquisa: médico do Blanc conduz estudo sobre o uso da terapia biológica em pacientes com Dor Lombar Crônica

Tendinite

Embora a tendinite seja mais conhecida quando atinge locais como os punhos, as mãos e os ombros, ela também pode atingir o quadril e causar dores e desconfortos na rotina do paciente. A tendinite nada mais é do que a inflamação dos tendões de um determinado local, causando muita dor e, por vezes, também um leve inchaço. A doença é associada tanto ao desgaste natural dos tendões quanto ao esforço ou a sobrecarga da articulação.

Comum entre atletas que fazem esforço repetitivo dos membros inferiores, como ciclistas, maratonistas e tenistas, a tendinite no quadril pode limitar a rotina do paciente por conta das dores. O tratamento, de acordo com o diagnóstico do médico ortopedista, pode variar de caso para caso, mas, em geral, são indicadas sessões de fisioterapia, aplicação local de gelo, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, além de exercícios específicos para alongamento dos tendões.

Fraturas ou luxação

Quando dores intensas surgem após quedas ou acidentes, é necessário procurar auxílio médico de forma imediata. Além de chance de fratura, pode ocorrer a luxação, que é quando a articulação sai de lugar. Após exames e diagnóstico médico, o paciente pode ser submetido a uma artroplastia do quadril, a fim de recuperar a condição ideal da articulação e não prejudicar o aparelho locomotor.

Veja: Medicina regenerativa além do esporte: como o tratamento transforma a vida dos pacientes

Bursite

A bursite é um quadro inflamatório em que o processo de inflamação ocorre na bursa, um tecido que fica na lateral do quadril e serve de proteção entre o músculo da coxa e a parte mais saliente do fêmur. A doença causa dores na lateral da coxa, podendo espalhar-se para o joelho e para a região das nádegas.

A bursite não tem origem conhecida e pode atingir tanto homens quanto mulheres. O tratamento para a doença vai depender do diagnóstico do médico ortopedista. Em grande parte dos casos, são indicadas sessões de fisioterapia, reavaliação de atividades de alto impacto, aplicação de gelo e realização de infiltrações. Em casos crônicos, há a possibilidade de realização de procedimento cirúrgico de acordo com a indicação médica.

Sentir dores no quadril ou em qualquer local do corpo não é algo normal. Por isso, é fundamental que o paciente consulte um médico ortopedista para ter um diagnóstico preciso e um tratamento completo. Além de contar com ortopedistas experientes e gabaritados, o Blanc Hospital é referência em procedimentos cirúrgicos voltados à ortopedia, utilizando tecnologia de ponta em um local moderno e seguro.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog do Blanc e fique por dentro de mais sugestões!

Leia mais: Ortopedia: tudo sobre a especialidade médica do Blanc