Escolha uma Página

Uma alimentação equilibrada, além de saciar a sensação de fome, auxilia na manutenção da saúde, na medida em que ajuda a regular o sistema imunológico. Em tempos de pandemia, uma dieta nutritiva tem um papel ainda mais essencial na rotina das pessoas, afinal, a covid-19 tem mais chances de causar prejuízos a pacientes com diabetes, hipertensão ou obesidade.

Manter a alimentação saudável, porém, pode ser difícil, pois a vida agitada na cidade, o valor dos alimentos e as armadilhas dos fast-foods contribuem para uma dieta rica em gordura trans, açúcar e sódio, causando impacto negativo na saúde e acelerando o desenvolvimento de diversas doenças. 

Quer saber como manter a saúde em dia com uma alimentação saudável? Neste artigo, nós, do Blanc Hospital, separamos 5 dicas imperdíveis para você. Confira! 

 

Prefira alimentos naturais 

A primeira dica, claro, não é segredo para ninguém: dê preferência a alimentos naturais, como frutas, legumes, hortaliças, carnes magras, cereais integrais, ovos, entre outros. Parece óbvio, mas muitas pessoas simplesmente esquecem desses itens no dia a dia.

Com certeza, perto de sua casa, são realizadas feiras de alimentos orgânicos semanalmente. Selecione os produtos in natura e procure as melhores opções de frutas, legumes e vegetais por preços mais acessíveis do que os praticados pelos supermercados, o que possibilita comprar uma maior variedade de itens. Não esqueça, no entanto, do uso de máscara e de álcool em gel para se prevenir da covid-19.

 

Evite os ultraprocessados 

A segunda dica tem relação com os alimentos ultraprocessados, ou seja, produtos industrializados que, em geral, incluem grandes quantidades de açúcar, sódio, conservantes químicos, corantes, gordura trans, entre outras substâncias nocivas ao organismo quando consumidas em excesso. 

Esses alimentos, quando substituem itens de uma alimentação saudável, oferecem riscos a uma nutrição adequada, o que pode desencadear uma série de doenças a longo prazo. Por isso, a dica é evitar ao máximo esses tipos de alimentos ou consumi-los com moderação. 

 

Veja: http://blanchospital.com.br/blog/saude-da-mulher-6-dicas-para-ter-uma-rotina-mais-leve-e-saudavel/

 

Mantenha uma rotina nutricional

Além de consumir alimentos saudáveis, é essencial manter uma rotina nutricional, ou seja, respeitar horários corretos para a alimentação. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, livro desenvolvido em 2014 pelo Ministério da Saúde para melhorar a relação dos brasileiros com a comida, é preciso manter de 5 a 6 refeições ao longo do dia. 

Devem haver 3 refeições as quais devemos dar mais ênfase (café da manhã, almoço e jantar) e, intercaladamente, lanches leves. Ao comer mais vezes por dia, fica mais fácil evitar excessos, além de dizer não aos alimentos ultraprocessados.

 

Compre o necessário 

Para manter uma alimentação saudável e regular, é preciso ter planejamento. Essa organização, claro, começa ao fazer as compras no mercado. Comprar apenas o necessário é fundamental para evitar os excessos que podem ser prejudiciais para a manutenção de uma rotina alimentar que privilegia a saúde e a qualidade de vida. 

Por isso, examine quais alimentos estão em falta, faça uma lista de compras e prefira produtos naturais em vez de ultraprocessados. No supermercado, evite passar pelos corredores com alimentos nocivos à saúde; assim, é mais fácil não comprá-los. 

 

Faça a sua comida 

Faça das refeições um momento especial tanto para a degustação de pratos saborosos quanto para o aprendizado de novas receitas. Colocar a mão na massa pode ajudar você a compreender a qualidade dos alimentos e a importância de ter produtos saudáveis à mesa, reforçando a manutenção da rotina alimentar para você e sua família. 

Uma alimentação saudável é uma das principais chaves para manter o corpo com mais nutrientes que auxiliam a imunidade contra diversas doenças, inclusive contra as comorbidades que aumentam o risco de morte por coronavírus. Assim, em tempos de pandemia, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida.