O verão está se aproximando e, com os meses de calor intenso, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Seja para manter a boa forma ou para preservar a saúde, a atenção com o que é consumido é fundamental para a manutenção da qualidade de vida.

As altas temperaturas podem causar prejuízos ao organismo e aos alimentos em vários sentidos, a exemplo da perda natural de água através do suor e das dificuldades de conservação dos alimentos devido ao calor. Por isso, priorizar pratos com alimentos saudáveis, bem higienizados e conservados, assim como manter-se hidratado, é, sem dúvida, uma das melhores formas de garantir bem-estar durante os meses mais quentes.

Quer saber mais sobre como manter a alimentação saudável no verão? Neste artigo, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer várias dicas para você ficar de bem com os alimentos e aproveitar bastante os meses mais quentes do ano. Confira!

Importância das frutas e das verduras

As frutas e as verduras, claro, devem ser consumidas durante todo o ano. No entanto, nos meses mais quentes, esses dois tipos de alimentos são imprescindíveis para a manutenção da qualidade de vida e da boa forma.

As verduras, os legumes e as raízes são fundamentais para a saúde e devem ser priorizados durante os meses do verão. Isso porque, além de leves, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, o que auxilia o corpo a fazer uma digestão tranquila, manter-se saudável e preservar a hidratação.

Quanto às frutas, a nutricionista Anelise Serpa de Menezes, coordenadora do setor de nutrição do Blanc Hospital, enaltece a sua importância: “A fruta é um alimento fundamental para a nossa vida, pois nos oferece muitos nutrientes. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos consumir de 3 a 5 porções de frutas diariamente. Os alimentos da estação são mais frescos e nutritivos em comparação aos outros. No verão, as frutas da época possuem maior teor de água, ajudando na hidratação”.

Hidratação é fundamental

De acordo com
Anelise, devido às altas temperaturas do verão, é comum eliminarmos pelo suor mais água e minerais do que o nosso organismo está acostumado. Por isso, para repor os líquidos perdidos ao longo do dia e manter o bom funcionamento do corpo, é fundamental manter uma ótima hidratação.

Além do consumo de cerca de 2 litros de água por dia, é possível se hidratar de diversas maneiras, como bebendo sucos naturais, água de coco ou água aromatizada. Já os refrigerantes e os sucos industrializados devem ser consumidos com moderação. Se possível, na verdade, é melhor evitá-los.

Tipo de carne ideal para o verão

Nos meses mais quentes do ano,
o mais recomendado é evitar a carne vermelha, afinal, a sua digestão é mais lenta e pesada. Segundo Anelise, no verão, o ideal é consumir carnes magras, como, por exemplo, o peixe. “Além de ser leve, a carne de peixe possui ômega 3 e 6, fósforo e zinco, que são nutrientes essenciais para a nossa saúde”, explica a nutricionista.

Beba com moderação

Beber uma caipirinha na beira da praia ou tomar uma cerveja para matar o calor pode ser muito prazeroso, porém deve ser feito com cautela. “O sol e o álcool desidratam. Por isso, devemos consumir bebidas alcoólicas com moderação. A desidratação pode gerar, muitas vezes, um aumento de incidência de trombose venosa, confusão mental e problemas cardíacos”, revela Anelise.

Segundo a nutricionista, a água é a melhor opção durante o período de calor. A ingestão de frutas e de verduras que contêm bastante líquido também é importante para uma boa nutrição. Além disso, para quem está lutando contra a balança, é fundamental moderar e até mesmo evitar o consumo de álcool, pois cada grama da substância equivale a 7kcal.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida? Acompanhe o
blog do Blanc Hospital e nos siga no Instagram!