A cirurgia plástica, muito além de um procedimento estético, precisa ser encarada como um ótimo recurso para recuperar a autoestima do paciente ou a funcionalidade de alguma parte do corpo. Além disso, submeter-se a ela é um momento de realização pessoal, e não uma escolha simples. Essa é a grande razão para sempre ser criterioso antes de tomar a decisão final sobre onde fazer o seu procedimento.

Se você está em busca de se inteirar acerca desse assunto, porque deseja fazer alguma intervenção cirúrgica, siga lendo este texto do Hospital Blanc. Separamos, nesta publicação, 4 cuidados que você deve ter.

Veja: O que você precisa saber antes da cirurgia plástica

Sua saúde

Se houver dúvidas em relação à sua saúde, você precisa falar abertamente, com muita transparência, com o seu cirurgião. Sintomas adversos podem, inclusive, sinalizar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Outro cuidado a se ter é com o uso de drogas. Caso você faça alguma automedicação, o que por si só já é contraindicado, ou abusa do álcool, por exemplo, será necessário compartilhar essas informações com o médico. Outro ponto de atenção é o cigarro. A nicotina prejudica a circulação do sangue nos tecidos e ocasiona má cicatrização. Por isso a indicação dos médicos é, normalmente, deixar de fumar pelo menos três meses antes da cirurgia e, caso haja o retorno ao hábito, voltar apenas dois meses após o procedimento.

Histórico do médico

Indicações de amigos e familiares são sempre bem-vindas, sobretudo se essas pessoas já fizeram procedimentos bem-sucedidos e ficaram satisfeitas. Afinal, isso já é um indicativo sobre a reputação do profissional. Se você conhecer pacientes que ficaram felizes com o resultado e com a experiência, isso significa que  o cirurgião e o hospital possuem credibilidade, o que é essencial!

Conheça: Cirurgia plástica para homens: acabando com o tabu

Formação profissional

É necessário procurar informações acerca da formação do cirurgião, como, por exemplo, saber a instituição de ensino superior na qual ele se graduou, onde foi feita a residência e, principalmente, se ele tem especialização em cirurgia plástica. Você pode consultar se o médico possui registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), única entidade no Brasil que certifica médicos na área e atesta que estes cumpriram dois anos de residência em cirurgia geral e mais três na plástica.

Onde o cirurgião atua

Quando estiver fazendo a pesquisa, atente ao local onde você será operado. Um Hospital é sempre mais recomendado do que uma clínica. O Blanc, para se ter uma ideia, possui UTI própria, acompanhamento com intensivista 24 horas, aplicativo de relacionamento entre médico e paciente, bem como um protocolo rigoroso de cirurgia segura, que conta com informações de cada paciente. Tudo isso com a segurança de ter um corpo clínico próprio e o conforto de um pós-operatório com conceito inovador, elaborado de médicos para médicos. Se você quiser conhecer mais sobre o Hospital Blanc, acesse o site e entre em contato!