Escolha uma Página

Quando falamos de lesões causadas no esporte, é bastante comum que estas estejam relacionadas ao joelho. Isso porque o joelho é uma das maiores e principais articulações, responsável por sustentar nosso peso e dar mobilidade ao corpo. Neste post, nos aprofundamos no tema cirurgia no joelho e trazemos as principais lesões e desgastes causados pelo esporte.

O joelho, como já falamos, é uma das principais articulações do nosso corpo, sendo formado pelos ossos fêmur, tíbia e patela, além do menisco, ligamentos e tendões. A região é exigida diariamente, porém, sofre ainda mais durante a prática de esportes, como futebol, atletismo, vôlei, basquete e esportes de aventura, através de torções, desgastes ou estiramentos. Essas lesões muitas vezes precisam de correção cirúrgica, que será validada após exames realizados por um ortopedista.

 

Conheça mais: Descubra por que o Centro Blanc da Dor de Coluna é a solução para o tratamento da sua dor

 

Uma das principais lesões causada pelo esporte é a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA). O ligamento cruzado anterior é um tecido fibroso que liga a tíbia ao fêmur. Sua ruptura ou estiramento se dá a partir de movimentos de torção que possam ocorrer de forma repentina, sendo bastante comum em esportes como basquete, futebol, tênis ou esqui. No momento da lesão, o paciente tende a sentir uma dor muito forte na região do joelho, além de inchaço e instabilidade. Para o tratamento da ruptura do ligamento cruzado anterior é necessária a cirurgia de joelho e fisioterapia.

A lesão no menisco, bastante comum de ocorrer e até mesmo assintomática em algumas situações, também pode ser caso de cirurgia. O menisco é uma cartilagem presente na articulação do joelho e protege a extremidade dos ossos, sendo responsável pela absorção de choque mecânico. A lesão no menisco pode ser decorrente tanto do desgaste da cartilagem como também da torção constante na região em esportes de grande impacto.

 

Veja também: Ortopedia: tudo sobre a especialidade médica do Blanc

 

Por fim, outra lesão bastante comum decorrente do esporte é a luxação da patela. A patela é um osso que se articula com o fêmur, protegendo a articulação do joelho. A luxação da patela nada mais é que o deslocamento do osso, o que pode causar muita dor ao paciente. Bastante recorrente durante a prática de esportes, essa lesão é frequente principalmente no futebol e pode ou não necessitar de cirurgia para reparação da estrutura óssea.

Você tem alguma dor recorrente no seu joelho? Procure o seu ortopedista para avaliar o seu problema! Em caso de cirurgia no joelho, conte com o Blanc Hospital.

 

Leia: Conheça as principais causas de dores no quadril