A Gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro =
estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC (índice de massa corporal) elevado.
A cirurgia pode ser realizada em pessoas com o peso acima do ideal, os chamados obesos severos ou graves. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saude) a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com IMC igual ou superior a 40 kg/m2 ou pessoas com IMC entre 35 e 40 kg/m2, que apresentem doenças associadas ou causadas pela obesidade. São as chamadas comorbidades. Entre elas, as mais comuns são o diabetes, hipertensão, apneia do sono, e as doenças articulares.
O Brasil é o 2º colocado em número absoluto de cirurgias bariátricas, com 80 mil por ano, ficando atrás apenas dos EUA, onde são realizadas 300 mil.
No Rio Grande do Sul, as cirurgias são realizadas desde o ano de 1998 pela técnica aberta e desde 2001 por videolaparoscopia (sem cortes).

Classificação da Obesidade – como calcular o IMC

A classificação da obesidade é de acordo com o IMC =(Peso/altura²). O aumento de peso
atualmente está divido em:
# IMC entre 18 e 25 – Peso ideal
# IMC entre 25 e 30 – Sobrepeso
# IMC entre 30 e 35 – Obesidade Grau 1
# IMC entre 35 a 40 – Obesidade Grau 2
# IMC acima de 40 – Obesidade Grau 3

Atualmente, as principais cirurgias bariátricas realizadas mundialmente são o Bypass Gástrico e o Sleeve.
O Blanc Hospital disponibiliza a seus pacientes a Cirurgia Bariátrica desde a sua inauguração.

Texto preparado pelo Dr. Gabriel Vargas, membro do Comitê Científico do Hospital Blanc.