A prevenção é sempre a melhor estratégia para vencer uma doença, principalmente quando a enfermidade em questão se trata de um câncer. Muitas vezes, além de evitar tratamentos mais agressivos ao organismo, a prevenção dá ao paciente maiores chances de uma recuperação rápida e plena.

Historicamente, no entanto, os homens se previnem menos, frequentam o consultório médico menos vezes e muitos ainda mantêm hábitos perniciosos. Nesse contexto, a prevenção do câncer de próstata e o de mama masculino são alguns dos principais temas no mês de novembro, período de conscientização no qual se estimula não só a ida de homens ao médico, mas também a adoção de uma vida com hábitos mais saudáveis.

O Blanc Hospital, neste post, vai trazer mais detalhes sobre o câncer de próstata e o de mama masculino, além de dar dicas para se prevenir dessas doenças. Confira!

O que é a próstata?

É curioso, mas, mesmo fazendo parte do corpo masculino, muitos homens não sabem o que é a próstata. Não faz mal, a gente explica a você! A próstata é uma glândula localizada na região inferior do abdômen e envolve a parte inicial da uretra, canal ligado à bexiga. O pequeno órgão tem a função de produzir uma parte do sêmen, líquido liberado pelo homem durante o ato sexual, e não tem nenhuma ligação com a ereção tampouco com a libido.

O câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento desordenado de células do organismo, produzindo tumores cancerígenos na região. Esse tipo de câncer, inclusive, é o segundo mais comum entre os homens — ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma —, com mais de 65 mil casos em 2020, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Confira: 7 mitos e verdades sobre o exame de próstata

Prevenção ao câncer de próstata

A melhor forma de prevenção ao câncer de próstata é adotar hábitos saudáveis. Essas medidas, inclusive, ajudam a prevenir uma série de outras doenças. É necessário, portanto, ter uma alimentação balanceada, priorizando legumes, frutas, cereais integrais e proteínas com baixo nível de gordura. Praticar atividade física leve ou moderada por pelo menos 30 minutos ao dia, como uma caminhada ou uma pedalada de bicicleta, ajuda na prevenção, além de manter um bom peso corporal. Diminuir o consumo de álcool e evitar o tabagismo também são fatores que contribuem para se prevenir do câncer de próstata.

Consultar o médico também faz parte das formas de prevenção, afinal, somente manter hábitos saudáveis não significa eliminar os riscos de desenvolvimento do câncer. Assim sendo, os exames clínicos e laboratoriais fazem parte do processo de prevenção e também ajudam a detectar o problema. A partir dos 50 anos é recomendada a realização de exames anualmente ou de acordo com a frequência indicada pelo profissional da saúde.

O exame clínico é o do toque retal, cujo objetivo do médico é avaliar o tamanho, a textura e a forma da próstata. Já o exame laboratorial consiste em medir no sangue os níveis de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático EspecíficoPSA.

Leia mais: Novembro Azul: 5 hábitos que podem melhorar a saúde do homem

Câncer de mama masculino: sintomas e prevenção

Muitas pessoas não sabem, mas o câncer de mama também atinge os homens. Embora seja raro e represente apenas 1% do total dos casos, o índice de mortalidade é mais alto do que nas mulheres. Isso se dá, justamente, por conta da falta de conscientização, na medida em que muitos pacientes desconhecem a doença, ignoram o surgimento de nódulos na região e, em muitos casos, têm vergonha de buscar assistência médica, o que prejudica tanto o diagnóstico quanto o tratamento.

Para a prevenção ao câncer de mama masculino, assim como o de próstata, recomenda-se os cuidados alimentares, a prática esportiva regular e o abandono de hábitos ruins, como consumir álcool e tabaco, além de evitar a exposição ao sol em demasia e cuidar o histórico familiar. Fique atento a qualquer alteração nas mamas como, por exemplo, o surgimento de nódulos.

Conforme as recomendações médicas, o tratamento é o mesmo oferecido às pacientes mulheres: cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Vale ressaltar a importância do diagnóstico precoce, afinal, quanto mais cedo se descobre a doença, mais chances o paciente tem de se recuperar de forma rápida e sem tratamentos agressivos.

O mês de novembro fica mais azul por conta das campanhas de conscientização masculina acerca dos cuidados com a saúde. Além de construir uma rotina de hábitos saudáveis, é muito importante sempre manter disponível no calendário alguns dias para consultar o médico e para realizar exames fundamentais para a manutenção da vida.

Neste Novembro Azul, o Blanc Hospital se une à campanha de conscientização masculina para a prevenção do câncer. Gostou das nossas dicas? Acompanhe mais conteúdos sobre saúde e bem-estar no nosso blog