A Joint Commission International (JCI) acredita um prêmio internacional a instituições de saúde que atendem a demandas específicas em relação à qualidade dos protocolos de segurança do paciente. A JCI é uma organização não governamental fundada nos Estados Unidos em 1994

Os critérios para a obtenção da acreditação hospitalar fornecida pela JCI são extremamente rígidos em áreas específicas do processo de tratamento de uma instituição médica, como o respeito ao paciente e aos seus familiares, a alta capacitação da equipe, a procura contínua pelos indicadores internacionais de segurança, o manejo de medicamentos, entre outros.

Quer saber mais detalhes sobre a Joint Commission Internacional e como o Blanc Hospital se tornou uma das instituições de saúde do Rio Grande do Sul a receber a acreditação? Neste artigo, nós contamos tudo. Confira!

A certificação para o Blanc Hospital

Para Ana Paula Guaita, gerente assistencial e responsável técnica da enfermagem do Blanc Hospital, a acreditação é uma verdadeira conquista. “É sinônimo de comprometimento com os nossos pacientes. É a entrega que devemos a cada médico, a cada membro da equipe assistencial e a cada paciente nosso. Significa cumprir com um dos valores centrais do Blanc: a segurança obsessiva”, relata.

Segundo Ana, o reconhecimento através da certificação internacional JCI traz aos pacientes a confiança de que o Blanc realmente possui equipes extremamente competentes, qualificadas e preocupadas em oferecer um ambiente seguro, onde o risco de haver algum evento adverso grave é mínimo. “É uma satisfação e é a certeza de que estamos acertando e cumprindo com os nossos valores e com o propósito da nossa instituição”, conta a gerente de enfermagem.

Principais exigências para a certificação

Para conquistar o selo da JCI é necessário cumprir rigorosamente todas as 6 metas internacionais de segurança do paciente. Para cada uma delas, existe uma regra a ser seguida. “No Blanc, desenvolvemos políticas e protocolos para que as metas fossem estudadas, compreendidas, treinadas e cumpridas por todos os colaboradores”, explica Ana.

De acordo com a gerente de enfermagem, o processo envolveu toda a equipe do hospital, não somente o time assistencial, pois os padrões exigem que as áreas estejam engajadas para garantir segurança aos processos até a chegada ao desfecho final: o resultado entregue aos pacientes.

Além disso, para Ana, os equipamentos e a estrutura física são importantes, mas o destaque deve ir para a construção dos processos que guiam o serviço prestado. A equipe precisa compreender a importância de entregar um ambiente seguro a todos os usuários do hospital.

Como as equipes atingiram os resultados de excelência

A auditoria da
Joint Commission International (JCI) ocorreu entre os dias 15 e 19 de novembro. “Foi uma semana de muito aprendizado. Houve uma avaliação linda e transparente, à qual a nossa equipe assistencial esteve disponível e aberta para mostrar o nosso melhor e as nossas fragilidades, sem receios, pois a JCI é uma jornada que, para o Blanc, está apenas no começo”, esclarece Ana.

O Blanc Hospital é uma instituição de saúde nova e já tem o privilégio de receber a acreditação tão almejada pelos hospitais que buscam qualidade e segurança. A equipe assistencial é humana e dedicada e merece todos os aplausos pela conquista. A certificação mostra aos avaliadores internacionais o quanto o Blanc está sempre preocupado em fazer o melhor em relação à assistência segura e de qualidade.

Isso é um reflexo da gestão dos nossos diretores, que impacta diretamente na minha gerência das equipes assistenciais, cujas conversas são sempre francas para que possamos resolver aquilo que importa. Temos orgulho de entregar este selo à sociedade que busca o nosso atendimento”, explica a gerente de enfermagem.

Conquistas além da certificação

Segundo Ana, o maior desafio é aculturar a segurança, pois são as pessoas que fazem tudo acontecer. A diferença está na maneira de disseminar a informação. Para ela, todos os indivíduos se envolveram no mesmo objetivo: selar o compromisso com o paciente e mostrar o quanto os profissionais do Blanc são capazes de oferecer uma experiência incrível em todos os aspectos. Afinal, a segurança é o principal pilar que move a instituição. “Somos excelência e o nosso objetivo é mantê-la, buscando surpreender com inovação e conhecimento”, resume Ana.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida? Acompanhe o
blog do Blanc Hospital e nos siga no Instagram!