Opção menos agressiva e recomendada para pacientes que não desejam realizar a cirurgia tradicional, a ablação de nódulos de tireoide é um procedimento pouco invasivo que proporciona muitos benefícios.

É aplicada em casos de nódulos benignos que estejam interferindo de alguma maneira na saúde e no bem-estar do paciente, causando compressão na cervical, dificuldade de respiração e/ou incômodo estético, por exemplo. A ablação de tireoide é realizada sem cortes e cicatrizes, não requer internação hospitalar, preserva a função da glândula sem que haja necessidade de tomar hormônios e apresenta menor risco de lesão de nervos.

Quer saber como é feita a ablação de tireoide? Neste artigo, o Blanc Hospital vai trazer mais detalhes sobre o procedimento. Confira!

Quando a ablação de tireoide é indicada?

De acordo com o Dr. Enio Ziemiecki, radiologista intervencionista, essa patologia atinge 3 vezes mais as mulheres do que os homens por conta de fatores hormonais e genéticos. A ablação é uma opção de tratamento apenas em casos benignos de nódulos de tireoide, podendo ser realizada somente com indicação médica.

“Quando o paciente possui um nódulo benigno que está causando deformidade estética, abaulamento no pescoço, sintoma de compressão, dificuldade de deglutição ou muita tosse, ele pode ser tratado por cirurgia ou pela ablação de tireoide”, explica o médico.

Como é feito o procedimento?

A ablação de tireoide é um procedimento simples e pouco dolorido. Segundo o Dr. Enio, o médico é guiado pelo ultrassom, que permite que a agulha, ligada a um aparelho específico, entre em contato com o nódulo e gere o calor necessário para ocasionar o seu encolhimento, fazendo com que seja absorvido pelo organismo. “Esse encolhimento é gradual. A gente espera que haja de 80% a 90% de redução do tamanho do nódulo em 1 ano, bem como baixas taxas de remissão”, esclarece.

O médico ainda elucida que o procedimento não requer muitos preparativos prévios, sendo necessário apenas jejum de 6 horas. O tratamento é realizado com anestesia local ou com sedação leve e o paciente é liberado para casa pouco tempo depois.

Apesar de serem necessárias poucas horas de observação após o tratamento, no Blanc Hospital o paciente encontra uma estrutura completa, com instalações confortáveis e modernas que certamente vão garantir uma experiência em saúde muito tranquila e prazerosa. Visite o nosso site para saber mais!

Como é a recuperação?

Segundo o Dr. Enio, a ablação de tireoide proporciona um pós-operatório tranquilo e rápido. “O procedimento faz um pouco de edema na região cervical, então a gente orienta o paciente a fazer bolsas de compressa de gelo nos primeiros dias. Depois de 2 ou 3 dias, ele já vai estar retornando às suas atividades habituais”, comenta.

Além dos benefícios já citados (ausência de cortes e cicatrizes, preservação da função da glândula sem a necessidade de remédios posteriormente e pós-operatório tranquilo e rápido), outra grande vantagem é que a ablação de tireoide pode ser realizada em mais de 1 nódulo e quantas vezes forem necessárias.

Por isso, é fundamental o acompanhamento médico frequente, bem como manter os exames sempre em dia. Conte com o Blanc Hospital para cuidar da sua saúde!

Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog e nos siga no Instagram e no Facebook para ler mais conteúdos.