A Abdominoplastia, também conhecida como Dermolipectomia, é a cirurgia realizada para retirar o excesso de pele da região do abdômen. Esta cirurgia , na maioria das vezes, é realizada após a gestação, pois a gravidez ocasiona importantes alterações corporais como o afastamento dos músculos do abdômen (chamada de diástase dos músculos ) , excesso de pele, flacidez, estrias, entre outros. Neste procedimento cirúrgico, portanto, conseguimos realizar a retirada de grande parte das estrias (principalmente as localizadas abaixo do umbigo), retiramos o excesso de pele e realizamos a costura dos músculos reto-abdominais ( correção da diástase ) para dar um tônus mais adequado ao abdômen, reduzindo, assim, a protrusão abdominal.
A maioria das Abdominoplastias são consideradas cirurgias estéticas, ou seja , realizadas somente para melhorar o aspecto do abdômen para melhorar a auto estima das pacientes. Porém existem casos que são consideradas cirurgias reparadoras, por exemplo, aquelas pacientes que possuem um abdômen em avental podendo ocasionar , inclusive, micoses de repetição. Nestes casos , realiza-se a chamada cirurgia higiênica, trazendo uma melhora na qualidade de vida do paciente.

Um procedimento muito associado à Abdominoplastia é a Lipoescultura, cirurgia esta conhecida como Lipoabdominoplastia. Este procedimento traz um resultado ainda melhor para o paciente , pois
consegue-se melhorar o contorno corporal, retirar o excesso de pele e ainda aproveitar a gordurinha que saiu para colocar em outras regiões do corpo, como os glúteos , gerando um remodelamento corporal em 360 graus, e isto tudo podendo ser realizado em um único tempo cirúrgico.

Como são as cicatrizes da Abdominoplasita?

A cicatriz desta cirurgia é horizontal, localizada na parte inferior do abdômen e se consegue esconder, inclusive com as roupas íntimas e biquínis. Além disto , fica uma cicatriz ao redor do umbigo.
Naqueles paciente que possuem somente pouca sobra de pele e esta sobra de pele é localizada somente abaixo do umbigo, pode-se realizar a Mini-Abdominoplastia. Nestas cirurgia retira-se o pequeno exceto de pele, não havendo necessidade de mexer no umbigo, portanto, não haverá cicatriz ao redor dele.
Em alguns casos, principalmente nos pacientes que tiveram uma grande perda de peso, como os pacientes pós-bariátricos, há a necessidade da realização da Abdominoplastia em Flor-de-Lis, popularmente chamada de Abdominoplastia em Âncora. Nesta cirurgia , além da tradicional cicatriz na parte inferior, existirá uma cicatriz vertical meio do abdômen e esta cicatriz não poderá ser escondida com um biquíni, somente com maiô e demais vestimentas.

Quem pode realizar esta cirurgia?

A maioria são pacientes que já passaram pela gestação e não pretendem mais ter filhos. Porém, este procedimento pode ser realizado por pacientes que não tenha filhos, mas apresentam excesso de pele.
O importante é estar em boas condições de saúde e isto será verificado com o seu médico durante a consulta e exames pré-operatórios solicitados.

A Abdominoplasita impede de ter filhos futuramente?

Esta é uma dúvida bastante frequente e a resposta é NÃO, mas claro que o ideal é após estar com a sua prole constituída antes do procedimento.

Existem riscos neste procedimento?

Tanto a Abdominoplastia quanto a Lipoabdominoplastia são procedimentos bastante seguros hoje em dia, e de baixo risco, desde que realizados por profissionais habilitados . Porém como qualquer
procedimento cirúrgico, não é isento de riscos, mas o seu medico irá conversar bastante contigo durante a consulta e te explicar tudo .

Pacientes que possuem doenças como Diabetes, Hipertensão, Asma ou problemas de tireoide, podem realizar esta cirurgia? Sim, desde que estejam controladas.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório é parte fundamental do tratamento e deve ser levado bem a sério pelo paciente para que se obtenha o melhor resultado possível para o seu caso. Ele é divido basicamente em 2 períodos: o imediato e o tardio.
No pós-operatório imediato deve-se utilizar a cinta modeladora de 2 a 3 meses ( seu médico irá orientar o período melhor para o seu caso ) e sugere-se a realização da fisioterapia pós-operatória para uma reabilitação adequada com técnicas específicas de manipulação tecidual associadas à realização das drenagens linfáticas, fazendo com que o paciente se recupere de forma mais rápida e retorne mais precocemente à sua rotina de trabalho.
O pós operatório tardio , é importante que o paciente mantenha hábitos saudáveis de vida, alimentando-se de forma saudável, realizando prática de esportes e de exercícios físicos para que ele consiga manter por mais tempo o seu resultado.

Texto preparado pelo Dr. Pedro Westphalen, membro do Comitê Científico do Hospital Blanc.