Além da medicação e do repouso, uma alimentação balanceada vai auxiliar (e muito) no período pós-operatório. Tudo vai depender, claro, da cirurgia a ser realizada e da recomendação descrita pelo médico responsável pelo procedimento. Em geral, serão indicados alimentos leves, ricos em água e vitaminas e que irão auxiliar na cicatrização satisfatória e na recuperação plena da paciente.

Focar na alimentação saudável, evitar comidas multiprocessadas e ricas em açúcar, além de investir em água e em sucos naturais, vai deixar o pós-cirúrgico menos penoso. Pensando nisso, os médicos do Blanc Hospital vão apresentar algumas dicas para você. Confira!

Líquidos

Beber água é indispensável para o funcionamento correto do organismo, especialmente após a realização de uma cirurgia. Hidratar-se auxilia na diminuição do inchaço e dos hematomas causados pelo procedimento. Além disso, ingerir a quantidade ideal de água vai fazer os rins funcionarem de maneira adequada mesmo com o uso dos medicamentos.

Os sucos naturais também são aliados do processo de recuperação de uma cirurgia. Ricos em água e em vitaminas, os sucos de frutas hidratam e fornecem um grande número de vitaminas que auxiliam na cicatrização.

Veja mais: Alimentação e cirurgia: conheça os mitos e verdades

Vegetais

Vegetais como cenoura, tomate, batata, leguminosas, entre outros alimentos, são ideais para o pós-cirúrgico. Isso porque, em geral, são leves e de fácil digestão. Além disso, possuem uma carga nutritiva muito rica e diversificada. Por isso são tão recomendados pelos médicos para uma recuperação segura e rápida.

Alguns vegetais, como a alface, o espinafre e a chicória, são ricos em vitamina do complexo B, cujo principal benefício está associado à melhora do sistema imunológico, o que é muito importante para evitar infecções e outros tipos de problemas após a cirurgia.

Carnes magras

As proteínas também têm um papel fundamental para o processo de cicatrização ser mais eficiente. Escolha carnes magras: filé de peito de frango, cortes bovinos com pouca gordura e peixes são as mais recomendadas. Evite, no entanto, cortes gordurosos ou de difícil digestão.

Frutas

As frutas, além de auxiliarem na saúde de modo geral, também contribuem muito para a recuperação do organismo após uma cirurgia. Os motivos são vários. Elas são, por exemplo, ricas em água, o que contribui para a hidratação. Além disso, possuem vitaminas que auxiliam no processo de cicatrização por terem muito colágeno, especialmente as frutas vermelhas, como morango, amora e cereja.

Alimentação balanceada no pós-operatório.

Dar atenção a alimentos saudáveis e evitar comidas gordurosas e ricas em açúcar são dicas para restabelecer o organismo após uma cirurgia. Os cuidados com a saúde devem ser redobrados, aliados ao repouso e a todas as recomendações dadas pelo médico responsável pelo processo cirúrgico.

Leia: Como manter a saúde em dia com uma alimentação saudável: veja 5 dicas

Para esclarecer essas e mais dúvidas, você pode fazer uma consulta com os médicos do Blanc Hospital. Gostou das nossas dicas? Nós, do Blanc, estamos sempre dispostos a trazer as melhores sugestões para você. Quer saber mais? Acesse o nosso blog.