O Novembro Azul tem o propósito de promover a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens no Brasil.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa de casos de câncer de próstata para este ano era de 72 mil casos.
Para manter uma boa saúde masculina e prevenir esse câncer, são indicados alguns hábitos e cuidados. Confira abaixo quais são eles.
Fatores de risco:
- histórico familiar de câncer de próstata
- obesidade
- idade avançada
Prevenção
Para prevenir e diagnosticar precocemente a doença, é indicado que a partir dos 45 anos, o homem vá ao urologista e converse sobre a necessidade de realizar exames mesmo sem apresentar sintomas.
Os exames de prevenção são:
- do toque
- de sangue
- biópsia (em caso de suspeita)
Sintomas
Na maioria das vezes, o câncer de próstata cresce de forma lenta sem apresentar sintomas nem ameaçar a saúde e quando alguns sinais começam a aparecer, os tumores já estão em fase avançada. Os sintomas dessa fase são:
- dor óssea
- dor ao urinar
- vontade de urinar com frequência
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen
Tratamento
O tratamento do câncer de próstata vai depender de alguns fatores:
- estado de saúde atual
- estadiamento da doença
- expectativa de vida
Os tratamentos da doença consistem em:
- cirurgia
- radioterapia
- quimioterapia
- tratamento hormonal
É importante ressaltar que cada caso precisará de um tratamento adequado e diferente, de acordo com a indicação do médico especialista. Por isso, não deixe para amanhã e cuide da sua saúde!