Os tendões são estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos e servem para dar apoio aos músculos, prendendo-os aos ossos e permitindo que o indivíduo realize a movimentação dos membros.
A tendinite é um processo inflamatório, causado por diversos motivos e acomete mais as áreas em torno dos ombros, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.
Ela se manifesta principalmente em pessoas que praticam esportes, por conta do alto esforço físico repetitivo. Além disso, também é recorrente em idosos, visto que os tendões vão perdendo a elasticidade e tornando-se mais frágeis com o passar dos anos.
A lesão de esforço repetitivo de movimentos vai além de movimentos do esporte, como escrever e digitar. Além disso, a tendinite pode ter causas como doenças autoimunes, atividades físicas em excesso e o sobrepeso. Nesse último, a carência de uma alimentação balanceada e o sedentarismo podem sobrecarregar o organismo e atingir os tendões.
Sintomas:
- fortes dores
- perda da coordenação motora e força
- espasmos e contrações musculares
- inchaço, sensação de calor e vermelhidão na região
- aparecimento de caroços
- limitação da mobilidade na área afetada
A tendinite tem cura e deve ser realizada de forma efetiva, evitando sérias complicações que podem precisar de cirurgia. Além disso, o não tratamento da tendinite pode causar o enfraquecimento e a atrofia dos músculos em volta da região afetada e até mesmo a ruptura do tendão. Confira algumas dicas para um tratamento adequado:
Tratamentos:
- dar um descanso para a região afetada
- utilizar medicamentos prescritos pelo médico, como anti-inflamatórios
- realizar fisioterapia com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular
- aplicação de bolsa de gelo ou de água quente na região
- realizar massagens
Mas lembre-se que, cada caso é um caso e você deve sempre seguir as recomendações do seu médico!