Escolha uma Página

Reconstrução craniana ou cranioplastia prototipada é um procedimento que consiste em reconstruir falhas ósseas na cabeça do paciente. Essas falhas podem ocorrer por diversos motivos, como em casos de pacientes que tiveram um AVC ou passaram por algum acidente, apresentando assim uma sequela no crânio. O neurocirurgião entrevistado do nosso corpo clínico, realizou a cirurgia no Blanc Hospital São Paulo e nos informou sobre como ocorre o processo desse procedimento até a reconstrução final do crânio do paciente.  

 

O doutor conta que esse processo inicia muito tempo antes do paciente ingressar na sala cirúrgica, sendo necessário a realização de exames, como a tomografia de crânio com protocolo para a reconstrução 3D. As imagens obtidas através desse exame são fatiadas em 1 milímetro e, a partir disso, por meio de um software, é produzida uma fôrma com o molde da parte do crânio que será reconstruída. Com isso, o médico pode finalizar o objeto 3D e inseri-lo no paciente. 

 

A cirurgia de reconstrução craniana, apesar de complexa e delicada, ao corrigir as falhas na cabeça do paciente, traz uma estética natural da anatomia do seu corpo. Dessa forma, o procedimento devolve a autoestima da pessoa operada, que passa a enxergar a si mesmo novamente.