1. O que é o Neuroma de Morton ?
É um nódulo tumoral benigno do nervo interdigital, que ocorre mais frequentemente entre o 3º e o 4º dedos do pé.
Esse nódulo pode ocasionar dor, sensação de formigamento, queimação ou choque na região plantar do pé e nos respectivos dedos.
Ocorre principalmente em mulheres de meia-idade.

2. O que ocasiona o Neuroma de Morton ?
Existem diversas teorias. Suspeita-se que traumas repetitivos na parte anterior do pé, como atividades de impacto, uso de calçados de bico fino, calçados de salto alto, contusões, fraturas e alterações anatômicas das articulações dos dedos sejam os principais fatores.

3. Como é feito o diagnóstico de Neuroma ?
O diagnóstico é essencialmente clínico, através da história do paciente e do exame físico com testes específicos do pé e da região acometida.
O exame de ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética ajudam a visualizar a lesão e possibilitam fazer o diagnóstico diferencial com outras possíveis alterações.
O neuroma de Morton não aparece no exame de RX.

4. Qual o tratamento para o Neuroma de Morton ?
Inicialmente, pode-se tratar a dor com o uso de antinflamatórios, mudança do tipo de calçado e palmilhas que aliviam a compressão local.
O tratamento definitivo é a cirurgia ambulatorial para a retirada completa do neuroma através de uma incisão dorsal no pé.

5. Como é feito o pós-operatório da retirada do Neuroma ?
A cirurgia é ambulatorial em ambiente hospitalar.
Após a alta hospitalar, o paciente usa uma sandália pós-operatória com apoio no calcanhar por aproximadamente 2 a 3 semanas.

6. Existe alguma alteração após a cirurgia do neuroma de Morton ?
1. Ocorre edema (inchaço) da parte frontal do pé, que pode levar algumas semanas para regredir e o paciente conseguir usar sapatos de uso diário.
2. Com a retirada do nervo que apresenta o neuroma, existe a perda da sensibilidade na região entre os dedos acometidos (parestesia). Essa perda costuma ser transitória e pode demorar meses para que outros ramos nervosos assumam a sensibilidade da região.

7. Quando é possível retornar as atividades normais após a cirurgia do Neuroma ?
Depende do processo de cicatrização, normalmente entre 2 e 3 semanas para atividades leves, sem impacto, até 6 a 8 semanas para atividades esportivas mais intensas.

8. Quais as principais complicações que podem ocorrer com a cirurgia do neuroma de Morton.
Infecção local, dor residual e recidiva do neuroma podem ocorrer.
A dor residual pós-operatória pode ocorrer por sensibilidade cicatricial ou fibrose.
A infecção e a recidiva do neuroma são complicações raras, com baixo percentual de ocorrência.

Texto preparado pelo Dr. Silvio Maffi, membro do Comitê Científico do Hospital Blanc.