Escolha uma Página

A realização de uma cirurgia plástica, além de proporcionar excelentes resultados estéticos, oferece aos pacientes um aumento na autoestima e na autoconfiança. No entanto, para se ter os melhores resultados, além de cautela na escolha do profissional ideal e no pós-operatório, também é essencial ter alguns cuidados antes da operação. 

A preparação para uma cirurgia plástica envolve aspectos físicos e psicológicos. Portanto, o período  deve ser discutido com o médico-cirurgião, a fim de garantir um procedimento seguro e que atenda as expectativas do paciente. Embora os cuidados antes de uma cirurgia plástica possam variar de acordo com o tipo de operação, existem algumas dicas que são imprescindíveis antes de uma cirurgia. 

Por isso, neste post, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer com mais detalhes 5 cuidados para o seu pré-operatório. Confira! 

 

1. Diálogo com o médico

O primeiro passo, claro, é um diálogo com o seu médico para avaliar o seu caso e saber quais alternativas de procedimentos são mais adequadas à sua condição física. É preciso também avaliar com o profissional as expectativas em relação aos resultados do procedimento cirúrgico, afinal, é necessário preparo psicológico para as mudanças que acontecerão no corpo. 

Outro cuidado muito importante para se ter antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico é escolher um médico-cirurgião que seja habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Um profissional competente e experiente vai avaliar o melhor procedimento para o seu caso, discutir todos os riscos e exigir exames prévios.

 

2. Identificação de possíveis fatores de risco

Antes da realização da cirurgia plástica, cabe ao médico investigar qualquer circunstância que possa ocasionar eventuais riscos. É necessário, portanto, que ele saiba o seu histórico de doenças e de cirurgias anteriores. Além disso, o profissional precisa saber se você possui reação alérgica à anestesia ou a algum outro tipo de medicamento, assim como saber se você faz uso regular de algum remédio. 

 

3. Hidratação 

Para a realização de uma cirurgia plástica com muita segurança e com rápida recuperação, manter-se bem hidratado durante o período pré-cirúrgico é fundamental. Isso porque a ingestão de líquidos deixa a pele mais elástica, o que ajuda tanto na hora do procedimento quanto no pós-operatório, agilizando a cicatrização. 

 

4. Alimentação

Os cuidados com a alimentação devem se intensificar no período pré-operatório, afinal, o corpo vai precisar estar bem nutrido para ter uma cicatrização adequada e agilizar o processo de recuperação. Por isso, foque em uma dieta balanceada e evite o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e gordura.

Dê preferência a alimentos ricos em ferro, como feijão, peixe, lentilha, ervilhas e espinafre. Além disso, inclua nas refeições carnes magras, cereais integrais, leite e, claro, muitas frutas e legumes. Uma alimentação saudável é muito importante não só para o pré e o pós-operatório, mas também para a manutenção da saúde a longo prazo. 

 

5. Mudança de hábitos

Alguns hábitos perniciosos podem, sem dúvida, prejudicar a cirurgia plástica, acarretando problemas de cicatrização — caso do tabagismo e da ingestão regular de bebidas alcoólicas. É importante evitar o uso do cigarro e do álcool algumas semanas antes do procedimento, afinal, são drogas que interferem na hidratação do corpo e na circulação sanguínea.

Além de todos esses cuidados, claro, você deve conversar bastante com o seu médico e seguir todas as recomendações do profissional, pois cada caso é diferente, o que pode alterar as sugestões para o seu pré-operatório. Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, bem-estar e cirurgias plásticas!