Hoje (27/07) é o Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço e neste mês lembramos do Julho Verde, que tem esse mesmo objetivo. Esses tumores atingem as regiões da tireoide, boca, garganta, laringe, faringe, paratireoide, traqueia e região sino-nasal.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de boca e laringe é o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Os tumores de cabeça e pescoço são os sextos mais comuns mundialmente, com cerca de 700 mil novos casos diagnosticados por ano.
Os principais fatores que causam esses cânceres são: uso de cigarro, ingestão de bebida alcoólica associada ao fumo e infecção pelo vírus da HPV.
Alguns dos principais sintomas são:
- caroço no pescoço
- rouquidão prolongada
- dor e/ou dificuldade para engolir
- dor de garganta
- dor no ouvido
- dor de cabeça
- tosse persistente
- ferida dentro ou fora da boca que não cicatriza e pode causar sangramento
- manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas dentro da boca ou nas bochechas;
- sangramento ou secreção pelo nariz
Para prevenir esses tumores, é preciso manter alguns hábitos de vida saudáveis:
- não fumar
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- adquirir uma alimentação saudável
- praticar atividade física regularmente
- tomar a vacina contra o HPV
- usar preservativo durante as relações sexuais
O diagnóstico precoce é essencial para que a pessoa não precise passar por cirurgias que prejudiquem a fala, o olfato e a visão, interferindo na qualidade de vida de maneira permanente. Cerca de 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente, diminuindo as chances de cura, por isso, em caso de aparecimento de algum sintoma, procure um médico.