Semana passada celebrou-se o Dia Mundial da Saúde (07/04), o qual é muito importante para ressaltar a importância de levar a sério essa pauta e adquirir um estilo de vida saudável.
Para falar sobre esse assunto, precisa-se entender o que significa a palavra saúde. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde advém de um estado de bem-estar físico, mental e social.
Ou seja, deve-se cuidar do corpo humano como um todo, pois ele não funciona separadamente. Cuidar da saúde não significa somente malhar e fazer dieta, inclui também ir ao psicólogo e manter relações sociais com outras pessoas. Trabalhar o físico é muito importante, fazendo exercícios físicos e comendo alimentos saudáveis, mas abdicar da saúde mental e social para adquirir esses hábitos não torna alguém saudável.
Exercitar a mente ajuda a manter o cérebro ativo e livre de pensamentos autodepreciativos. Muita gente ainda pensa que só pessoas doentes precisam desse tratamento e esse preconceito ainda permanece na sociedade. Mas a verdade é que todo o ser humano precisa desabafar, conversar com alguém que escute sem julgar e ajude a relaxar, a resolver e esquecer de possíveis problemas. Às vezes, um simples problema que parece não ter solução acaba sendo resolvido rapidamente em uma consulta, trazendo reflexão e alívio para aquela pessoa. Não deve-se deixar que problemas maiores venham para tratar a mente, pode-se preveni-los indo ao psicólogo regularmente. Fazer meditação e praticar alguma religião, também são formas de relaxar a mente.
Manter relações sociais com outras pessoas também é um dos aspectos que se deve trabalhar para ter uma vida mais saudável. Essa foi uma das razões por que muitas pessoas procuraram terapia durante a pandemia, pois ficar recluso nunca fez bem para ninguém. O ser humano foi feito para interagir, seja saindo pra beber com as colegas, jogando um futebol com os amigos ou viajando em família. Trabalhar nessas relações auxilia em uma vida mais feliz, além de fazer bem a mente também, por isso não se deve abdicar desses momentos para “não sair da dieta”.
Praticar exercícios físicos faz bem também a saúde mental, pois neles, são liberadas a endorfina e a serotonina (hormônios essenciais para o bem-estar), auxiliando no combate a depressão e ansiedade. Além disso, manter o corpo ativo contribui para a autoestima, a cognição e fortalece o sistema imunológico. Resumindo, exercitar o corpo traz muitos benefícios tanto para a saúde física, mental e social, além de que, realizá-los com os amigos também torna esses momentos mais leves e prazerosos.
A relação com a comida também pode ser prejudicial à saúde, quando há o medo e a culpa em consumir alguns alimentos. Deve-se lembrar que nenhum alimento engorda ou emagrece sozinho, o que faz tais efeitos é a quantidade de calorias consumidas. Por isso, excluir alimentos “não saudáveis” e manter uma dieta restritiva não é o melhor caminho, a não ser que esses alimentos sejam prejudiciais para a sua saúde (celíacos, pessoas com diabetes, etc). Manter uma boa relação com a comida, não se restringindo e comendo de forma consciente e equilibrada, faz bem para o corpo todo.
Para falar um pouco mais sobre o assunto, perguntamos para os nossos colaboradores de diferentes áreas da saúde (farmácia, fisioterapia, anestesiologia, nutrição, enfermagem e psicologia): “O que significa saúde para você?”
“É o equilíbrio entre o bem-estar físico, social e emocional” respondeu a Francine, psicóloga do Blanc Porto Alegre.
Pedimos também para que nossos colaboradores da saúde dessem algumas dicas de acordo com a sua área para o autocuidado com a saúde:
“Pratique atividade física, cuide da sua alimentação e tenha um hobbie.” recomendou o André, anestesista do Blanc São Paulo.
Portanto, a saúde advém de mudar a forma de pensar e adquirir um estilo de vida equilibrado, não se restringindo de momentos prazerosos e trabalhando o corpo e a mente diariamente.