Regras e Procedimentos
Este Regulamento disciplina os procedimentos para registro, encaminhamento, guarda, devolução e desfazimento de objetos perdidos e/ou achados nas dependências do Blanc Hospital.
O departamento de Achados e Perdidos está vinculado ao Setor de Operações e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 15h.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
- 1.1. Para fins desse Procedimento, “objetos” são todos aqueles materiais ou itens encontrados nas dependências do Blanc Hospital, tais como artigos de vestuário, acessórios, documentos pessoais, cartões bancários, objetos eletrônicos, dentre outros.
- 1.2. As regras de que trata esse Procedimento dar-se-á mediante a formalização do recolhimento e da devolução dos objetos, observados o cumprimento dos procedimentos estabelecidos pelo presente.
2. DO RECOLHIMENTO, REGISTRO DE ENTRADA E GUARDA DOS OBJETOS.
- 2.1 O setor de Operações ficará responsável pelos objetos encontrados nas dependências do Hospital.
- 2.2 Os objetos, valores ou documentos abandonados e encontrados por colaboradores e pacientes nas dependências da Instituição deverão ser entregues na recepção para registro de entrega.
- 2.3 O responsável pela guarda dos achados e perdidos dará um código de identificação ao objeto encontrado que servirá como identificação para o item.
- 2.4 Deverá ser mantida planilha de controle interno, conforme modelo anexo I, contendo no do objeto, especificação, data, e local em que foi encontrado. Esta planilha deve ser atualizada pelo responsável pelo registro sempre que um novo objeto é recebido e/ou entregue.
- 2.5 Em caso de documentos pessoais ou objetos encontrados em quartos, os colaboradores da instituição farão contato, através dos registros de prontuário, com o paciente e/ou seu acompanhante, para comunicar quanto ao objeto/item esquecido.
- 2.6 Após a recepção e registro, o material será mantido em espaço próprio, até a identificação e devolução ao reclamante ou até exaustão do prazo de guarda.
- 2.7 O Hospital Blanc não se responsabilizará quanto ao estado de conservação e funcionamento do objeto encontrado ou perdido.
3. RESTITUIÇÃO
- 3.1 As entregas de Achados aos reivindicantes deverão ser realizadas na Sala do posto das suítes, pelo colaborador responsável, o qual procederá registro de entrega assinado por ambas as partes, conforme modelo anexo II.
- 3.2 O serviço somente estará disponível durante período de funcionamento administrativo do setor responsável pela guarda do objeto.
- 3.3 Os documentos de identidade ou quaisquer outros documentos nominativos deverão ser restituídos somente a seu titular mediante assinatura de formulário de entrega.
- 3.4 Os demais objetos deverão ser restituídos a quem provar ser titular de direito de propriedade ou equiparado sobre eles, mediante preenchimento e assinatura de formulário de entrega.
- 3.5 Após o processo de restituição, o objeto será retirado da listagem de itens a disposição e seu código permanecerá com status de ENTREGUE.
- 3.6 Nos casos de documentos esquecidos e não recuperados, após tentativas de contato sem êxito, aqueles serão entregues em Agência dos Correios, para cadastro no sistema de achados e perdidos da autarquia, após um prazo de dois meses na instituição. Os objetos pessoais perdidos permanecerão durante dois meses na instituição, após este período serão encaminhados para doação.
4. DISPOSIÇÃO FINAIS
- 4.1 Este regulamento poderá ser alterado conforme a conveniência e as necessidades do Hospital Blanc.
Porto Alegre, 06 de janeiro de 2021.