Saiba mais:

Você sofre de algum tipo de dor ou lesão na coluna? Se sim, você já procurou ajuda de um médico especialista para diagnosticar e tratar o seu problema?


Nós do Blanc Hospital possuímos um centro especializado em coluna para acompanhamento médico de rotina, realização de procedimentos cirúrgicos, além de contar com uma metodologia minimamente invasiva e mais segura entre os nossos serviços, a cirurgia endoscópica da coluna.

Entenda melhor quais são os mais comuns sintomas de dor da coluna:

Dor nociceptiva:


É classificada como dor nociceptiva aquela que tem derivação de uma lesão contínua nos tecidos, ossos, músculos ou ligamentos. Também conhecida como dor inflamatória, ocorre com a ativação dos nociceptores — receptores nervosos que causam a sensação de dor. Ou seja, quando estimulados, eles desencadeiam as suas dores de coluna. Alguns exemplos de dor nociceptiva são: dor inflamatória, dor traumática, osteoartrite, dor visceral e dor pós-operatória.


Dor mista:


Há, ainda, um terceiro tipo, no qual pode ocorrer a dor mista, que apresenta origens tanto nociceptivas quanto neuropáticas. Alguns exemplos de dor mista são: cervicobraquialgias, lombociatalgias e dor oncológica.


Dor neuropática:


É classificada como dor neuropática aquela causada por lesões ou não funcionamento pleno do sistema nervoso central ou periférico. Neste tipo de dor, não ocorre lesão nos tecidos, mas, sim, danos neurológicos.


Alguns exemplos de dor neuropática são: neuralgia pós-herpética (decorrente de herpes), neuralgia do trigêmeo (nervo facial que afeta a região do rosto e cabeça), neuropatia diabética, neuralgia pós-traumática, dor pós-acidente vascular cerebral (AVC), dor em avulsão de plexos e lesão na medula espinhal.


Por neuralgia (ou nevralgia), entende-se dor aguda e incessante. Entende-se por neuropatia dores, fraqueza e dormência (comum na região das mãos e pés).

Se interessou?