Quando o nosso corpo passa por um procedimento cirúrgico, seja por estética ou por necessidade, ele enfrenta um momento de adaptação a essas mudanças. As prescrições médicas são parte dos cuidados que devemos ter no pós-operatório e, em alguns casos, é preciso fazer suplementação nutricional.

E é sobre suplementação pós-operatória que nós, do Blanc Hospital, junto com a nossa nutricionista Anelise Menezes, vamos falar hoje neste blogpost. Vamos conhecer em que casos e como essa suplementação é feita?

Em que casos a suplementação pós-operatória é necessária?

Segundo a nutricionista Anelise Menezes, a suplementação “deve ser indicada com o objetivo de auxiliar na reposição energética, manter o estado nutricional equilibrado e ajudar na cicatrização do paciente operado”.

A suplementação é comum para pacientes que fazem a cirurgia bariátrica, mas também acontece em casos em que o indivíduo apresenta um “quadro de desnutrição antes do procedimento e precisa de uma atenção especial e provavelmente de um aporte calórico-proteico mais intenso”, explica a nutricionista.

Ambas as recomendações, a de cuidados e a de suplementação, contribuem tanto para o sucesso do procedimento cirúrgico quanto para a recuperação do paciente.

Como a suplementação atua no pós-operatório?

O principal objetivo dos suplementos no pós-operatório é auxiliar no processo de recuperação, sendo de grande importância para o bem-estar do paciente, além de melhorar as defesas do corpo, reparar lesões e ajudar na cicatrização da cirurgia.

Para a nutricionista Anelise Menezes, essa estratégia contribui para o reparo tecidual e colabora minimizando o balanço energético e proteico negativo que foi causado pelo jejum pré-operatório. Também auxilia na manutenção da massa magra e da imunidade, cooperando ao máximo para a recuperação do paciente.

Quais suplementos são indicados no pós-operatório?

Como cada paciente tem as suas particularidades, apenas o médico pode indicar qual é a melhor suplementação pós-operatória. A nutricionista Anelise Menezes afirma que os suplementos hiperproteicos e com imunonutrientes (ômega 3, arginina e nucleotídeos) atuam no reforço imunológico pós-cirúrgico. Atualmente, no mercado, encontramos opções com mix de nutrientes que ajudam nesse sentido.

Vamos ver alguns suplementos e como eles auxiliam nesse processo:

• Proteína e carnitina:

Mais encontradas em carnes e em laticínios, as proteínas auxiliam nos processos de cicatrização, enquanto a carnitina ajuda na recuperação e na resistência musculares.

• Ômega 3:

É encontrado na gordura dos peixes, sendo indicado para prevenir inflamações e promover a neuroproteção, colaborando também com a saúde neuromuscular e com o sistema imunológico.

• Antioxidantes:

Aqui, incluímos as vitaminas A e E. Encontramos em alimentos como frango, carne vermelha, grão de soja, pistache, brócolis e espinafre. Atuam protegendo as células recém-operadas dos radicais livres.

• Arginina e colágeno:

A arginina é um aminoácido e o colágeno é uma proteína. Estão diretamente ligados, ou seja, um produz o outro. A arginina é responsável pela melhora do fluxo sanguíneo e pela distribuição dos demais nutrientes nos sistemas, já o colágeno é encarregado de reconstruir e firmar os tecidos.

• Aminoácidos essenciais:

São responsáveis por obter uma resposta adequada das células imunes. Quando elas são ativadas por sinais inflamatórios, a demanda por aminoácidos essenciais aumenta automaticamente.

Também são fundamentais para a construção das proteínas. Sendo assim, são especialmente requisitados quando o paciente precisa absorver mais facilmente a suplementação, já que facilitam o processo digestivo.

Como a suplementação ajuda no pós-operatório?

De acordo com a nutricionista Anelise, a suplementação atua diretamente na resposta inflamatória, melhorando a cicatrização, reforçando o sistema imunológico, diminuindo o risco de complicações pós-operatórias e podendo até diminuir as infecções e o tempo de internação.

Se você vai fazer algum tipo de procedimento estético ou cirúrgico, agende uma consulta com um dos profissionais do Blanc Hospital. Para obter mais informações e novidades, siga o Blanc no Instagram e no Facebook!