A
rinosseptoplastia é o procedimento cirúrgico cujo objetivo é aprimorar as condições estéticas e funcionais do nariz, impactando positivamente tanto na autoestima quanto na qualidade de vida dos pacientes. Além de melhorar a harmonia do rosto, a cirurgia é capaz de corrigir anormalidades da estrutura nasal, corrigindo eventuais dificuldades respiratórias.

Embora a rinosseptoplastia seja muito popular entre os brasileiros, muitos pacientes ainda têm dúvidas acerca do pós-operatório do procedimento cirúrgico. Perguntas sobre os principais cuidados durante a recuperação, sobre o tempo de repouso e sobre os benefícios dessa cirurgia plástica são frequentes nos consultórios médicos.

Por isso, neste artigo, nós, do Blanc Hospital, vamos explicar para você os detalhes da rinosseptoplastia e todos os cuidados necessários durante o pós-operatório desse procedimento. Confira!

Quando a rinosseptoplastia é indicada?

Para esclarecer as principais dúvidas sobre a rinosseptoplastia, o Dr. Guilherme Larsen explica alguns detalhes. Ele é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e faz parte do Comitê Científico do Blanc Hospital

Segundo o Dr. Larsen, a rinosseptoplastia é indicada quando os pacientes apresentam determinadas características estéticas e funcionais do nariz, como asas nasais alargadas, ponta globosa e caída, dorso elevado, desvio de septo, entre outras.

Cuidados pós-operatórios

O
Dr. Larsen explica os cuidados necessários durante o período de recuperação da rinosseptoplastia: “No período pós-operatório, os pacientes devem manter alguns cuidados nas duas primeiras semanas: cabeça elevada, evitar esforços, não pegar sol e usar as medicações prescritas”.

Os resultados da rinosseptoplastia, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, podem levar alguns meses para atingir a sua totalidade. Isso porque, em alguns casos, o inchaço causado pelo trauma da cirurgia pode demorar a diminuir, principalmente na ponta nasal.

Tempo de recuperação

O tempo de recuperação pode variar de acordo com cada paciente. Além disso, a volta às atividades rotineiras deve ser analisada pelo médico-cirurgião. Em geral, os pacientes submetidos à rinosseptoplastia retornam às tarefas do dia a dia entre 7 e 14 dias após a realização do procedimento.

O Dr. Guilherme Larsen comenta sobre questões relacionadas à volta ao trabalho. “Normalmente, após 2 semanas, os pacientes não estão mais usando nenhum tipo de curativo no nariz. De qualquer forma, a maior parte das pessoas retorna às atividades de trabalho que não envolvem esforço físico antes mesmo desse período”.

Benefícios da rinosseptoplastia

Depois de seguir todas as recomendações do médico-cirurgião e esperar o tempo necessário de recuperação, os pacientes podem usufruir dos benefícios estéticos e funcionais da rinosseptoplastia, melhorando substancialmente a qualidade de vida com o aumento da autoconfiança e a otimização da respiração.

A rinosseptoplastia é uma cirurgia que agrega muito para a autoestima dos pacientes por envolver o centro da face. Ela pode, inclusive, passar a ideia de rejuvenescimento. Além disso, através do tratamento da porção respiratória interna em pacientes com essa queixa, a melhora na passagem do ar auxilia no sono e no bem-estar”, explica o Dr. Larsen.

Além de contar com um corpo clínico altamente capacitado e experiente, o Blanc Hospital oferece uma infraestrutura completa, conectando conforto com tecnologia e proporcionando uma excelente experiência em saúde para todos os seus pacientes. Aqui é o lugar ideal para você realizar a sua rinosseptoplastia.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e nos siga no Instagram!