Escolha uma Página

Possivelmente você já ouviu falar sobre artrite ou artrose. No seu círculo social, alguém pode ter sido acometido por uma dessas patologias — talvez você mesmo tenha sido afetado por uma delas.

Ainda que os nomes artrite e artrose sejam semelhantes, não se engane, leitor! Essas 2 condições clínicas reservam algumas diferenças fundamentais quanto à prevenção e ao tratamento.

Neste artigo preparado pela equipe do Blanc Hospital, queremos que você saiba mais sobre o tema, além das possibilidades de identificação, prevenção e tratamento da artrite e da artrose. Vamos começar a leitura?

 

Artrite ou artrose? Saiba identificar!

 

Dor ao realizar determinados movimentos, perda ou limitação da atividade motora, derrame, inchaço, vermelhidão no local e rigidez: todos esses sintomas fazem parte do quadro relatado por pacientes que convivem com a artrite ou com a artrose.

Embora as manifestações físicas sejam semelhantes, há significativas diferenças entre essas patologias.

O termo artrite designa aquelas doenças em que há inflamação nas articulações, enquanto a artrose, também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, configura-se como uma doença degenerativa crônica da cartilagem ou da estrutura óssea

Não por acaso, a artrite pode, em alguns casos, evoluir para uma artrose, quando não tratada adequadamente ou quando descoberta em estágio mais avançado.

 

Como se origina a doença?

 

A artrite é causada por uma inflamação, o que aumenta o atrito entre os ossos e outras estruturas, degenerando as cartilagens e os membros. Por possuir raízes distintas, há vários tipos de classificação para o quadro de artrite.

Doenças reumáticas, desequilíbrios e desvios posturais, esforços repetitivos, infecções e traumas, assim como envelhecimento, excesso de pesosedentarismo, são fatores de atenção, pois aumentam a probabilidade de manifestação da artrite.

 

 

Por sua vez, a artrose é, muitas vezes, a evolução de uma artrite, pois a degeneração ocorre de forma crônica. Contudo, essa é uma das causas conhecidas na literatura médica, que ainda versa a respeito da hereditariedade e das doenças pré-existentes ou tratadas inadequadamente. Além disso, assim como na artrite, os desequilíbrios musculares e posturais, o excesso de peso e o sedentarismo também contribuem para a origem da doença.

 

Como prevenir um quadro de artrite ou de artrose?

 

A prevenção é a principal estratégia para estender a qualidade de vida do paciente, seja ele afetado pela patologia de artrite ou de artrose. Elencamos alguns hábitos:

 

Fortalecimento muscular

Por meio do exercício de força, com aparelhos de musculação ou que utilizem o peso do próprio corpo, é possível realizar o fortalecimento muscular. Um ponto de atenção são os exercícios aeróbicos de impacto, uma vez que eles podem sobrecarregar o joelho. Mantendo a articulação do joelho mais estável, haverá menos atrito entre as estruturas

Nesse quesito, o Dr. Renato da Costa Brito, membro do Comitê Científico do Blanc Hospital e especialista na área de ortopedia e traumatologia, explica: “As modalidades mais frequentemente indicadas são: caminhadas, ciclismo, natação, hidroginástica e musculação supervisionada”.

Por essa razão, realize a prática de exercícios com o acompanhamento de um educador físico habilitado, que levará em consideração as especificidades corporais de cada pessoa para o planejamento de um treino eficaz.

 

Peso ideal

Manter-se no peso ideal, fazendo uso de uma dieta equilibrada e de uma rotina de exercícios, auxilia na prevenção das patologias. Isso porque o excesso de peso sobrecarrega as estruturas ósseas e as cartilagens, justamente o impacto que deve ser evitado. 

Segundo o Dr. Renato da Costa Brito, as articulações dos membros inferiores, em especial quadril e joelhos, são as mais propensas à artrose, devido ao desgaste com a marcha e aos impactos repetitivos, principalmente quando há obesidade e sobrepeso. 

 

 

Recuperação cirúrgica

Respeitar o corpo após um procedimento cirúrgico é de extrema importância. Ou seja, ter uma recuperação adequada e de qualidade, seguindo as orientações prescritas pelo seu médico de confiança. Essa é uma das práticas de prevenção a essas doenças, já que as pessoas que tenham passado por cirurgias (no joelho, por exemplo) apresentam maior tendência para desenvolver um quadro de artrose. Então já sabe: repouso é fundamental!

 

Evitar movimentos repetitivos 

Muitas atividades de trabalho são executadas por meio de movimentos repetitivos, até mesmo de forma involuntária. 

Atualmente, a digitação é uma ação presente em grande parte das atividades laborais, ao mesmo tempo em que a postura ergonômica frente a uma mesa de escritório (ou durante o home office) também.

O que indicamos, aqui, é realizar pequenas pausas durante o expediente e rápidas séries de alongamento dos membros superiores e inferiores.

 

Quais são os tratamentos indicados para artrite e artrose?

 

A artrite e a artrose não possuem cura. Contudo, o avanço da medicina oportuniza métodos que garantem a qualidade de vida dos pacientes afetados pelas patologias.

O Dr. Renato Brito reflete: “Medicações condroprotetoras e viscussuplementadoras têm mostrado resultados satisfatórios em casos de sintomas resistentes”

O tratamento convencional combina o uso de medicamentos, como fitoterápicos, analgésicos e anti-inflamatórios, aliados à prática de fisioterapia. Outros procedimentos, ainda em fase de teste e pesquisa, compreendem o implante de células cartilaginosas extraídas do próprio paciente e cultivadas em laboratório.

Cirurgias reparadoras também são uma opção. No entanto, cabe uma avaliação médica para determinar os benefícios agregados e as possibilidades mais aderentes para cada caso.

Em fase inicial, a artroscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, realizada por meio de microcâmera e instrumentos. Esse procedimento permite tratar uma série de lesões articulares ao remover fragmentos que se desprendem do tecido cartilaginoso no processo da artrose. 

A mesma técnica é adotada para fazer transplantes de segmentos de cartilagem, que são retirados de uma área menos comprometida e implantados em uma área mais afetada e mais exigida, como o joelho. Essa remoção tanto melhora o bem-estar do paciente quanto auxilia a retardar a evolução da artrose

 

 

Uma última dica para a prevenção ou o tratamento da artrite ou da artrose: estabeleça hábitos saudáveis na sua rotina. 

Além disso, caso sinta algum desconforto ou tenha dificuldade para realizar algum movimento de forma persistente, agende uma consulta com o seu médico.

Para acompanhar mais conteúdos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, acesse o blog do Blanc Hospital e nos siga no Instagram!