Cirurgias devem ser muito bem planejadas, e esse planejamento deve conter itens indispensáveis para que tudo corra de forma segura e confortável. O processo decisório — no caso de cirurgias eletivas ou opcionais — depende da confiança e clareza sobre os processos, tanto pré quanto pós-operatórios. É por isso que nós, do Blanc Hospital, trouxemos para você algumas perguntas que devem ser feitas ao seu cirurgião antes de um procedimento cirúrgico.

Estou apto(a) a fazer esta cirurgia?

perguntas para o cirurgiao

Antes de qualquer tomada de decisão, você deve questionar o médico sobre suas condições para realizar o processo cirúrgico. Consultas prévias, exames, avaliações físicas e psicológicas devem ser realizadas, já que os riscos de cada processo podem variar, e é necessária a garantia de que você está apto a passar pela cirurgia sem grandes chances de complicação à sua integridade física e psicológica.

Leia: Dia Nacional do Cirurgião Plástico

Devo parar de tomar ou evitar tomar algum medicamento?

perguntas para fazer ao cirurgiao

Muitos remédios possuem substâncias que podem interferir no processo cirúrgico, e você deve conversar com o cirurgião sobre isso. Exponha os tipos de medicamento que você consome, de forma contínua ou esporádica, e pergunte quais as substâncias que você deve evitar.

Veja mais: Cirurgia plástica: 4 procedimentos para melhorar o contorno do seu corpo

Posso praticar atividades físicas antes e depois da cirurgia?

Essa é uma questão delicada que pode variar de acordo com a complexidade do procedimento e área do corpo a ser operada. Pode haver variação sobre as precauções a serem tomadas no processo de recuperação, já que este exige um certo tempo de repouso para que a cicatrização ocorra de forma segura e saudável. Questione o seu médico sobre a possibilidade de realização de alguns esforços físicos, desde exercícios de condicionamento até tarefas domésticas, pois, em alguns casos, qualquer mínimo esforço deve ser evitado.

É muito importante que haja essa troca de informações entre médico e paciente para que exista confiança entre ambas as partes e a cirurgia possa correr de forma satisfatória, alinhando expectativas e tratando com clareza os riscos eminentes e precauções a serem tomadas.

Você tem alguma dúvida específica que não foi abordada neste post? Entre em contato com o Blanc Hospital clicando aqui, ou deixe nos comentários o seu questionamento.

Conheça: Benefícios do taping no pós-cirúrgico