Escolha uma Página

A estação mais esperada do ano, o verão, está se aproximando. Neste momento, muitas pessoas se esforçam para apresentar a boa forma pelas praias, procurando uma estrutura física que lhe agrade. Além da dedicação ao exercício físico e de uma dieta balanceada, as cirurgias plásticas podem aumentar sua autoestima e ser uma via mais rápida entre você e a sua melhor forma.

Lipoaspiração, lipoenxertia/lipoescultura e lipo HD são três tipos de procedimentos utilizados para moldar o corpo. Por isso, hoje, nós, do Blanc Hospital, vamos contar para você tudo sobre esses procedimentos cirúrgicos e suas principais diferenças.

 

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico bastante conhecido. Através dele, o paciente retira a gordura de locais em que haja em excesso, como na barriga, nas coxas, nas costas, entre outras partes. A lipoaspiração auxilia  no alcance de um contorno corporal mais harmônico, eliminando camadas indesejáveis de gordura. 

Para a realização do procedimento, o cirurgião plástico determina na pele do paciente de quais regiões será retirada a gordura. Logo depois, ele faz uma microincisão na pele e realiza a retirada da gordura indesejada com o auxílio de um dispositivo de sucção, seja um lipoaspirador tradicional, vibrolipo ou lipolaser. Toda lipoaspiração deve ser realizada com o uso de anestesia seu médico avaliará a melhor para o caso. 

A duração pode variar de minutos até algumas horas, dependendo da quantidade de gordura retirada. A lipoaspiração dificilmente deixa cicatrizes visíveis, porque o calibre das cânulas de lipoaspiração utilizadas é bem pequeno. Além disso, as incisões são propositalmente feitas em locais difíceis de ver, deixando o abdômen mais homogêneo e liso.

 

Veja: Quando é um bom momento para realizar uma cirurgia plástica?

 

Como é a recuperação?

 

Por se tratar de uma cirurgia, o pós-operatório da lipoaspiração apresenta alguns sintomas muito comuns. Leve desconforto, hematomas e inchaço nas áreas lipoaspiradas são bastante recorrentes. No entanto, seguindo todas as recomendações médicas, os sintomas desaparecem em pouco tempo. Em geral, dentro de 15 dias a rotina da paciente se estabiliza, devendo-se, no entanto, tomar alguns cuidados em relação a repouso e esforços físicos. 

O uso da cinta compressiva também é um aliado no pós-operatório da lipoaspiração. Indicada pelo médico, ela ajuda na recuperação, comprimindo a área da realização da cirurgia. A cinta auxilia na reabsorção dos líquidos que causam o inchaço. A orientação do médico é fundamental para a escolha da cinta compressora.

 

Lipoenxertia ou lipoescultura

Por sua vez, a lipoenxertia é um procedimento de cirurgia plástica que é feito para harmonizar partes do corpo que causam insatisfação, preenchendo alguma depressão ou ressaltando partes do corpo que julgamos mais belas. O processo é simples e consiste em, após retirar a gordura localizada através da lipoaspiração, tratá-la e aplicá-la em outra parte do corpo. 

Em geral, os locais dos quais se retiram gordura via lipoaspiração são a barriga, as costas e as coxas, enquanto as regiões em que, normalmente, é aplicada são nos glúteos, nos seios e em algumas partes do rosto. 

Após a retirada da gordura, é feito seu tratamento. Ela é tratada e purificada para retirada de restos celulares, sangue e outros microorganismo. Depois de ser feito esse processo, o cirurgião recoloca a gordura nas partes desejadas, a fim de alinhar, harmonizar ou aumentar o volume das regiões.

A lipoenxertia/lipoescultura é realizada por um cirurgião plástico em um hospital. O procedimento é bem rápido e é um complemento da lipoaspiração. Normalmente, a paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, mas o tempo pode ser estendido conforme indicação do seu cirurgião.

 

Saiba mais: Conheça as 4 cirurgias plásticas mais procuradas no inverno

 

Como é a recuperação?

Nos primeiros 3 dias, é comum um leve desconforto no local da realização cirúrgica, com o surgimento de hematomas ou inchaço localizado. Para esses primeiros dias, o médico poderá receitar o uso de analgésicos. Esses sintomas, em geral, atenuam-se dentro de 2 semanas. No primeiro mês, a recomendação é de repouso e não é aconselhável a realização de esforços físicos durante o período.

 

Lipoaspiração HD

A lipoaspiração HD (High Definition, ou alta definição) é uma técnica mais refinada de retirada de gordura, que leva a uma melhor definição dos contornos do corpo. Funciona muito bem para quem busca definir a  musculatura em áreas que carecem de maior definição muscular, como abdômen, coxas, lombar, costas, peitoral, braços e flancos, porém encontra dificuldade. 

Diferentemente da lipoaspiração tradicional ou lipoenxertia, o procedimento procura evidenciar e definir ainda mais a musculatura, portanto é direcionada a pacientes com pouca gordura corporal.

Aqui, no Blanc Hospital, é possível encontrar cirurgiões renomados e especialistas em lipoaspiração HD. Por meio de técnicas diferenciadas, os profissionais realizam a lipo HD procurando deixar um nível mínimo de gordura no local e aumentar o volume da musculatura com enxertos nos músculos, o que traz um resultado harmônico e 100% natural!

 

Veja também: 5 cuidados para o seu pré-operatório

 

Como é a recuperação?

Após a realização da lipo HD, é recomendado que a paciente faça repouso nos três primeiros dias após o procedimento, momento em que acontecem os maiores desconfortos. Depois, é possível começar as sessões de drenagem linfática, com o objetivo de reduzir o inchaço e diminuir a presença de líquidos no organismo. Também é recomendado o uso da cinta modeladora por 30 dias.

Tanto para a realização da lipoaspiração, quanto da lipoenxertia e da lipoaspiração HD são analisados os casos em suas particularidades, e os procedimentos são feitos por médicos especializados em cirurgia plástica. Para sanar mais dúvidas, agende uma consulta com os médicos do Blanc Hospital.

Confira também o nosso blog!