Escolha uma Página

A gastroenterologia é a especialidade médica responsável pelo estudo do funcionamento do sistema gastrointestinal e tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças que podem atingir os principais órgãos que compõem o aparelho digestivo.

A área da gastroenterologia, portanto, é responsável por tratar vários problemas digestivos tanto leves quanto mais graves, a fim de trazer conforto e qualidade de vida para os pacientes. Por isso é tão importante um diagnóstico preciso e precoce, sendo fundamental uma rotina de consultas com o gastroenterologista. 

Você sabe qual é o momento ideal para consultar essa especialidade? Neste artigo, nós, do Blanc Hospital, aproveitando a comemoração do Dia do Gastroenterologista (29 de maio), vamos explicar todos os detalhes sobre a gastroenterologia para você. Confira! 

 

O que é a gastroenterologia?

 

Como citado anteriormente, a gastroenterologia tem como foco o cuidado e o tratamento do sistema gastrointestinal, que é formado por vários órgãos, como estômago, fígado, intestinos grosso e delgado, pâncreas, vesícula biliar, além de outras partes do corpo que formam o aparelho digestivo, como a boca, o esôfago, entre outras. 

A gastroenterologia, sem dúvida, é uma especialidade médica bastante abrangente, afinal, como vimos, estuda diversos órgãos. No entanto, vale ressaltar, existem outras especialidades dentro da gastroenterologia. É o caso da coloproctologia, cujo foco de estudo é o intestino grosso, o reto e o ânus; e a hepatologia, que tem como objetivo pesquisar, exclusivamente, o fígado. 

 

Como prevenir doenças no aparelho digestivo?

 

 

Por incluir diversos órgãos do corpo, várias doenças podem atingir o aparelho digestivo. Desse modo, são fundamentais os cuidados com os hábitos para manter o sistema gastrointestinal saudável e evitar uma série de problemas. 

De acordo com o Dr. Fabio Santarosa, cirurgião geral e membro do comitê científico do Blanc Hospital, os principais cuidados com o aparelho digestivos são os hábitos alimentares regulares, isto é, fazer, no mínimo, três refeições ao dia, evitando jejum prolongado e ingestão de alimentos em excesso; a hidratação, com o consumo de, no mínimo, um litro de água por dia; e a alimentação balanceada, com proteínas, carboidratos e, principalmente, fibras e vegetais. 

 

Saiba mais: Março: mês da prevenção e conscientização do câncer colorretal

 

Principais doenças tratadas pela gastroenterologia

 

Além de hábitos irregulares e prejudiciais ao bom funcionamento do aparelho digestivo, outros fatores podem desencadear doenças nos órgãos do sistema gastrointestinal, conforme explica o Dr. Fabio Santarosa. “As doenças do aparelho digestivo podem variar de acordo com a idade, o peso, o nível de estresse e o histórico familiar do paciente”.

Mas, afinal, quais são as principais doenças que atingem o aparelho digestivo? São elas: 

AZIA: sensação de queimação no estômago, retorno de alimentos ou de líquidos à boca após a refeição, gosto azedo na boca.

REFLUXO GASTROESOFÁGICO: é o retorno do conteúdo estomacal para o esôfago, causando dores na região. Pode ocorrer sem sintomas ou com a presença de azia.

GASTRITE: dor na região superior do abdômen, especialmente em períodos de jejum prolongado, aliviando após alimentação. Pode levar a um quadro de úlcera péptica.

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: frequência de evacuação uma vez por semana ou menos. Leva a doença diverticular do intestino.

ESTEATOSE HEPÁTICA: infiltração gordurosa no fígado, desencadeada por hábitos alimentares ruins, distúrbios do colesterol, obesidade e diabetes.

OBESIDADE: peso excessivo, compulsão alimentar, mau hábito alimentar, dieta irregular e distúrbios absortivos no aparelho digestivo.

COLELITÍASE: cálculo (ou pedra) na vesícula biliar causado por dieta irregular e jejum prolongado. Manifesta-se, inicialmente, com má digestão e/ou desenvolvimento de intolerância a alimentos com maior teor de gordura. É mais frequente em mulheres.

HEMORRÓIDAS: varizes na região perianal, nódulos ou “bolinhas” nas bordas do ânus. Podem ser dolorosas, apresentando sangue vivo no papel higiênico após a evacuação.

HÉRNIA: abaulamento ou volume na região inguinal, defeito ou fraqueza na musculatura da parede abdominal. É mais frequente no sexo masculino.

CÂNCER NO APARELHO DIGESTIVO: pode ocorrer em órgãos do aparelho digestivo, desde a boca até o ânus. Está associado ao tabagismo, alcoolismo, hábitos alimentares ruins e fatores genéticos. É mais frequente a partir dos 45 anos.

 

Quando consultar essa especialidade médica?

 

 

Como vimos, diversas doenças podem atingir o aparelho digestivo. Por isso, além de manter hábitos saudáveis, é preciso estar atento a uma série de fatores, consultando o gastroenterologista sempre que determinados sintomas aparecerem. 

Segundo o Dr. Santarosa, é necessário procurar o gastroenterologista quando surgirem mudanças nos hábitos intestinais, como a alteração na frequência das evacuações, por exemplo: diarréia intercalada por constipação. Além disso, outro sintoma é a restrição ou intolerância a um determinado alimento, normalmente tolerado. 

Cólicas ou dores abdominais persistentes ou que surgem com frequência, emagrecimento sem explicação aparente e aumento de peso injustificável também são sintomas importantes a serem avaliados e examinados pelo profissional especializado em gastroenterologia. 

A partir desses sintomas, a fim de ter o diagnóstico preciso, o gastroenterologista pode indicar a realização de uma série de exames. Os principais são: exames de sangue, análises laboratoriais que podem ser específicas para diferentes órgãos; exames de imagem, como ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética; e exames endoscópicos, como a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia. 

 

 

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia e qualidade de vida!