Escolha uma Página

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil tornou-se líder no ranking de países que mais realizam procedimentos cirúrgicos. Em 2018, por exemplo, foram feitas mais de 1,4 milhões de cirurgias estéticas, além de quase 1 milhão de procedimentos estéticos não cirúrgicos, o que fez o Brasil ultrapassar os Estados Unidos

Sem dúvida, além da procura por mais autoestima e qualidade de vida, a alta qualificação dos cirurgiões plásticos também é um fator que contribui para essa liderança. Por isso, no dia 7 de dezembro é celebrado o Dia do Cirurgião Plástico. A data comemora a importância do trabalho desses profissionais da saúde e também alerta para os riscos da realização de cirurgias plásticas feitas por médicos não especializados. 

Neste post, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer mais detalhes sobre o Dia Nacional do Cirurgião Plástico, tudo sobre a origem da data e sobre a importância de contar com um profissional capacitado. Confira! 

 

A origem da data

A origem do Dia Nacional do Cirurgião Plástico está diretamente associada à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Isso porque a data foi escolhida de acordo com o dia da fundação da entidade médica, que foi oficializada no dia 7 de dezembro de 1948 — completando neste ano, portanto, 72 anos de existência. 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, atualmente, é composta por cerca de 6.500 profissionais, cuja titulação, além de exigir os requisitos da graduação em medicina, 2 anos de especialização em cirurgia geral e 3 anos de cirurgia plástica em instituições credenciadas, o cirurgião também precisa passar por provas oral e escrita. 

 

Leia: Cirurgia plástica no Verão: cuidados com a pele no pós-operatório

 

 

A importância de contar com um profissional especializado

Além da celebração pelo trabalho exercido pelos médicos-cirurgiões, a data festiva também tem como objetivo alertar as pessoas a realizarem procedimentos cirúrgicos apenas com profissionais capacitados para tais funções. Realizar uma cirurgia plástica com um médico membro da SBCP é uma garantia de estar sob os cuidados de um profissional especialista. 

Segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, cerca de 12 mil médicos sem especialização atuam realizando procedimentos cirúrgicos, o que, sem dúvida, coloca em risco os pacientes, potencializando eventuais sequelas, como paralisação de regiões do corpo, necrose de tecidos e até mesmo aumentando o risco de óbito. 

Por isso, o Dia Nacional do Cirurgião Plástico é tão importante, pois reafirma o quanto é fundamental realizar um procedimento cirúrgico com um profissional especializado, experiente e devidamente qualificado, a fim de reduzir qualquer chance de complicação, aumentando a segurança da operação. 

 

Veja: Benefícios do taping no pós-cirúrgico

 

Como encontrar médicos especialistas? 

O médico-cirurgião especialista deve ser credenciado, como já mencionamos anteriormente, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Assim, é possível consultar o cadastro do profissional com o qual você irá realizar o procedimento cirúrgico no site da entidade. Se você deseja consultar algum profissional, clique aqui.

O Dia Nacional do Cirurgião Plástico alerta sobre a necessidade de se procurar profissionais especialistas, mas também comemora a qualidade dos cirurgiões do Brasil, que trabalham incansavelmente para trazer mais autoestima e confiança aos pacientes, gerando bem-estar e qualidade de vida. 

O Blanc Hospital tem orgulho de contar com um excelente corpo clínico, com profissionais renomados e experientes. Neste dia especial, o Blanc agradece a cada profissional que colabora com a instituição pelo empenho e dedicação para melhorar a vida dos pacientes! 

Entre em contato e saiba mais clicando aqui. Para ficar por dentro de conteúdos informativos sobre saúde e bem-estar, acompanhe o nosso blog