De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país que mais faz cirurgia plástica no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Os brasileiros, cada vez mais, ganham consciência em relação à importância de um procedimento cirúrgico bem-sucedido e investem na melhora da saúde e da autoestima por meio de cirurgias estéticas. Em muitos casos, no entanto, o medo da operação ou o receio da cicatrização adequada adia, para muitos pacientes, o sonho de atingir a harmonia ideal para o corpo.

Neste contexto, nós, do Blanc Hospital, vamos dar algumas dicas dermatológicas para você cuidar da melhor maneira possível da pele após um procedimento cirúrgico, a fim de garantir uma cicatrização satisfatória e mandar embora de vez o medo do pós-operatório. Confira!

Repouso

Logo após a realização de uma cirurgia o seu médico vai prescrever medicamentos e indicar algumas precauções que você deverá seguir para atingir a cicatrização adequada. Neste processo, o repouso, sem dúvida, tem papel preponderante. Portanto, evitar carregar peso, dirigir, fazer movimentos rápidos ou bruscos são algumas medidas importantes a serem tomadas. Movimentar-se com cuidado, realizando curtas caminhadas, para manter o corpo em atividade é importante. Mas é recomendado aguardar a liberação do médico cirurgião para praticar atividades físicas moderadas e com carga.

Alimentação Balanceada

Investir em uma alimentação balanceada, com certeza, vai agilizar o processo de recuperação da pele. Isso porque a nutrição adequada proporciona mais saúde à pele para uma regeneração satisfatória. Seguir o cardápio indicado pelo médico é muito importante. Em geral, as refeições deverão ser compostas por proteínas, carboidratos – com moderação – e fartura em legumes e hortaliças. As folhas como a couve e o espinafre, por exemplo, são ricos em zinco, componente que auxilia na cicatrização da pele e que vão auxiliar no processo. Inclua na sua dieta a ingestão de frutas como laranja, acerola, morango e limão, por exemplo, que são ricos em vitamina C, micronutriente essencial em todas as fases do processo de cicatrização.

Higiene

No período após a cirurgia é muito importante manter com rigor a higiene pessoal. Deixar as mãos sempre limpas e bem lavadas- se possível, utilize álcool gel-, aparar as unhas e tomar banho regularmente são alguns cuidados básicos, porém essenciais. Além disso, muitas vezes, o médico recomenda a limpeza do ferimento com spray antisséptico para ter uma higienização completa. Após a higiene, faça sempre os curativos conforme orientação do seu médico e pelo tempo necessário indicado.