Escolha uma Página

O verão é um período em que os consultórios médicos recebem uma grande quantidade de pacientes. Isso porque, em geral, são meses de férias tanto do trabalho quanto da universidade, o que, sem dúvida, traz muitas facilidades para o processo de pós-operatório. 

No entanto, a recuperação de uma cirurgia plástica no verão requer uma série de cuidados especiais da paciente para se obter os melhores resultados do procedimento cirúrgico, afinal os meses de calor são caracterizados pela forte presença do sol, pelas viagens à praia e pela diversão nas piscinas, o que faz com que a paciente em recuperação precise tomar certas precauções, a fim de evitar problemas durante o pós-operatório, sobretudo com a regeneração da pele. 

Por isso, neste post, nós, do Blanc Hospital, vamos trazer para você algumas dicas especiais em relação aos cuidados com a pele no pós-operatório. Confira! 

 

Leia mais: Quais são as vantagens de fazer uma cirurgia plástica no verão?

 

Proteção contra o sol 

Embora a ciência já tenha desvendado muitos benefícios que o sol traz para o organismo dos seres humanos, ela também já atestou sobre os exageros e os descuidos diante dos raios solares. E quando o assunto é pós-operatório de uma cirurgia plástica, então, a paciente deve ter atenção redobrada. 

Os raios ultravioletas prejudicam o processo de cicatrização, causando pigmentação nos tecidos regenerados, o que deixa a cicatriz escurecida e bem mais visível. O resultado, claro, não é nada agradável. Portanto, a dica principal é respeitar as indicações do médico-cirurgião em relação ao tempo de espera para exposição ao sol.

A depender do tipo de procedimento cirúrgico, pode variar o tempo de resguardo da paciente. Além disso, é muito importante a utilização de protetor solar no local da cirurgia – preferencialmente com um FPS acima de 30 – e também a proteção da região com roupas leves. 

 

Hidratação

Estar bem hidratada, claro, é bom durante o ano inteiro. Após uma cirurgia plástica no verão, porém, os cuidados com a ingestão de líquidos devem ser mais intensos. Isso porque, naturalmente, o corpo, após um procedimento cirúrgico, necessita de muita água. Além disso, durante o calor dos meses mais quentes, é normal a perda de líquidos por conta da transpiração. 

Por isso, a dica é ingerir cerca de três litros de água por dia, principalmente nos primeiros dias após o procedimento cirúrgico. É possível, também, intercalar o consumo de água com outras bebidas, como sucos e vitaminas. Evite, no entanto, produtos alcoólicos, pois são diuréticos, ou seja, favorecem a perda de líquidos, além de prejudicarem as interações medicamentosas e também o funcionamento regular do organismo. 

 

Leia também: Rinoplastia: 6 coisas para fazer em casa durante o período pós-cirúrgico

 

 

Cuidados redobrados com possíveis infecções

Durante o verão, são comuns os banhos de mar, de piscina, de rio, entre outros. Vale tudo para afastar o calor do corpo, não é mesmo!? No entanto, pacientes que estão em recuperação devem evitar essas atividades. A pele está em processo de cicatrização, e o contato com as águas desses locais pode favorecer possíveis infecções, o que, evidentemente, é indesejável para quem está se recuperando de um procedimento cirúrgico. 

Portanto, evitar a ida à praia, à piscina ou a qualquer outro local com contato com água possivelmente contaminada com bactérias ou outros microorganismos prejudiciais ao organismo é muito importante. Além disso, a exposição ao sol será menor, o que vai favorecer a pele da paciente pós-operada. 

 

Uso de acessórios pós-cirúrgicos

Algumas cirurgias plásticas, como mamoplastia de aumento e lipoaspiração, necessitam de acessórios para a recuperação adequada da paciente. Os sutiãs e as cintas pós-cirúrgicas são fundamentais para o pós-operatório, porque auxiliam na regeneração dos tecidos da pele, proporcionando agilidade nos resultados do procedimento cirúrgico. 

No verão, claro, é um pouco mais desconfortável utilizar os acessórios por conta do calor e da transpiração. No entanto, o uso dos sutiãs e das cintas é indispensável para o resultado completo e efetivo do procedimento cirúrgico, sendo necessário o uso de acordo com o tempo recomendado pelo médico-cirurgião. 

 

Conheça mais: Benefícios do taping no pós-cirúrgico

 

 

A realização de uma cirurgia plástica, claro, pode ser em qualquer época do ano. A procura por procedimentos estéticos no verão é alta e, embora seja uma boa época para uma cirurgia devido ao período de férias, os meses mais quentes necessitam de maiores cuidados para a recuperação plena da pele e da paciente. Com essas dicas simples, você pode realizar uma cirurgia plástica e obter excelentes resultados! 

Gostou das nossas sugestões? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida.