A blefaroplastia é um procedimento feito nas pálpebras que corrige de forma funcional ou estética a região dos olhos, tendo como resultado um rejuvenescimento do olhar.

De acordo com a Dra. Kátia Rezende, cirurgiã plástica e membra do Comitê Científico do Blanc, o procedimento é rápido (tem duração de, no máximo, 1h30) e pouco doloroso, além de geralmente possuir uma recuperação tranquila.

Quer saber mais detalhes sobre a blefaroplastia? Confira o artigo que o Blanc preparou e entenda como o procedimento pode proporcionar um novo olhar!

Quando a blefaroplastia é indicada?

De acordo com a Dra. Kátia Rezende, o objetivo do procedimento vai além da retirada do excesso de pele na pálpebra dos olhos, havendo alguns pontos importantes a serem levados em consideração pela paciente antes de optar pela técnica. Os aspectos naturais da região dos olhos são um exemplo, tendo em vista que o resultado final precisa estar em harmonia com o restante da face.

As características étnicas, a qualidade da pele e o peso, por exemplo, são fatores que também influenciam. Todos esses elementos têm que ser avaliados. Isso é fundamental”, comenta.

A médica ressalta, ainda, que existem diferentes tipos de técnicas para realizar a blefaroplastia e que elas devem ser aplicadas de acordo com o caso de cada paciente.

Há uma técnica para tratar a pele, outra para tratar a bolsa, outra para tratar a pele e a bolsa, outra para tratar o músculo, a exemplo de quando o músculo está diferente de um lado e de outro…“, explica. Por isso, é fundamental o diálogo inicial com a paciente para esclarecer todas as suas dúvidas e alinhar as suas expectativas com o resultado possível.

Como é a cicatrização?

Por ser uma região sensível do rosto, é comum haver receio em relação ao aspecto da cicatriz, sendo uma das principais dúvidas de quem deseja realizar a blefaroplastia.

Como elucida a Dra. Kátia, as cicatrizes do procedimento são quase imperceptíveis,  não havendo motivos para se preocupar. No caso da pálpebra superior, a incisão é feita na dobra natural do olho. Já no caso da técnica usada nas pálpebras inferiores, muitas vezes não são deixadas cicatrizes, contanto que não haja pele ou músculo para tratar.

Quais são os cuidados pós-operatórios necessários?

A blefaroplastia requer cuidados básicos para que a recuperação ocorra de forma rápida e eficiente. Não mexer nos minicurativos colocados em cima da pálpebra, elevar a cabeça para dormir e fazer compressas geladas nas primeiras 24 horas são as principais medidas, segundo a Dra. Kátia.

Quando o paciente apresenta inchaço na região, significa que o canal lacrimal não está sendo eficiente na lubrificação. Assim, torna-se necessário utilizar um colírio várias vezes ao dia para substituir a função da lágrima”, complementa.

Como é a recuperação do procedimento?

A recuperação da blefaroplastia é, geralmente, muito boa e rápida, levando entre 5 e 6 dias para que os pontos possam ser retirados, tempo que varia conforme o organismo de cada paciente e a técnica utilizada. Já o inchaço pode demorar um pouco mais para sumir, visto que se trata de uma pele fina e delicada, também variando a depender das especificidades de cada indivíduo.

De modo geral, as atividades cotidianas já podem ser retomadas após 1 semana do procedimento, com exceção dos exercícios físicos, liberados só depois de 30 dias.

A drenagem linfática é necessária após a blefaroplastia?

Como a blefaroplastia é um procedimento que pode causar bastante inchaço, é importante realizar sessões de drenagem linfática para acelerar o processo de recuperação. A Dra. Kátia Rezende recomenda a técnica logo a partir do 2º dia do pós-operatório.

Ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Entre em contato com o Blanc e agende a sua consulta com um dos nossos profissionais.

Para ficar mais informada, siga a gente nas redes sociais. Acompanhe também o nosso blog para ler mais conteúdos sobre cirurgia plástica.