Escolha uma Página

Ao realizar uma cirurgia plástica, uma das grandes preocupações dos pacientes, sem dúvida, é em relação ao pós-operatório. Afinal, é um período delicado, no qual é necessário diversos cuidados para evitar dores e desconfortos durante o processo, a fim de garantir uma recuperação rápida e segura. 

Nesse contexto, o taping é um grande aliado para agilizar o processo de recuperação dos pacientes de qualquer procedimento cirúrgico tanto estético quanto reconstrutivo. Quer saber mais sobre o que é o taping e quais benefícios ele pode trazer para você no pós-operatório? Nós, do Blanc Hospital, preparamos um artigo para explicar tudo para você. Confira! 

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica: Cirurgia plástica no Verão: cuidados com a pele no pós-operatório

 

Afinal, o que é o taping?

O taping é uma bandagem elástica e contensiva que tem sido muito utilizada na cirurgia plástica, trazendo inúmeras vantagens para os pacientes no pós-operatório, preservando a mobilidade do corpo e reduzindo eventuais chances de complicações após o procedimento cirúrgico. 

O taping é utilizado imediatamente na pele do paciente após a realização da cirurgia, aplicado, inclusive, antes da colocação da malha. A aplicação é feita por profissionais capacitados para a técnica, na medida em que é necessário ter a tensão e o tamanho da bandagem adequados para as necessidades de cada paciente. 

 

Leia: Quais são as vantagens de fazer uma cirurgia plástica no verão?

 

Os principais benefícios do taping

Além de preservar a mobilidade do corpo e reduzir as complicações do pós-operatório, a aplicação do taping ainda oferece uma série de benefícios para os pacientes, como mais conforto e redução de dor durante a recuperação da cirurgia. 

A utilização do taping também auxilia a controlar e a diminuir o edema (inchaço) e a evitar a equimose  (o roxo que surge na pele após uma cirurgia). Outro benefício da aplicação do taping é a diminuição do número de sessões de fisioterapia pós-operatória, além da diminuição do aparecimento de fibrose (cicatriz que se forma internamente após uma cirurgia). 

 

 Orientações para o uso do taping

Além de ser aplicado por profissionais capacitados, existem ainda algumas orientações básicas para o uso do taping. A principal recomendação é não molhar a bandagem até a retirada, que pode levar de 3 a 5 dias após a aplicação. Caso o taping seja molhado, é possível secá-lo com o secador morno. 

Outra orientação fundamental, claro, envolve a retirada do taping dos pacientes. A remoção da bandagem é feita por fisioterapeutas especializados nessa técnica, a fim de garantir toda a segurança da recuperação do procedimento cirúrgico.

 

Saiba mais sobre Rinoplastia: Rinoplastia: como é o pós-operatório e a recuperação dessa cirurgia

 

Agora que você já sabe tudo sobre o taping e a sua utilização após uma cirurgia plástica, com certeza está mais tranquilo em relação a um pós-operatório mais rápido e seguro, não é mesmo? 

No Blanc Hospital, contamos com uma equipe especializada na aplicação do taping, a fim de garantir toda segurança e conforto durante a recuperação dos nossos pacientes. O compromisso do Blanc é trazer as melhores experiências em saúde para quem deseja realizar um procedimento cirúrgico. 

 

Leia: Rinoplastia: 6 coisas para fazer em casa durante o período pós-cirúrgico

 

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos exclusivos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida!