Escolha uma Página

Neste mês de setembro é comemorado o Dia do Urologista. Aproveitamos essa data para falar sobre um problema muito comum tratado por estes profissionais: as pedras nos rins. 

Também chamadas de cálculos renais, elas se formam quando substâncias presentes na urina, como cálcio e ácido úrico, se acumulam e cristalizam. Elas podem causar muita dor, desconforto e até infecções, dependendo do tamanho e da localização.

Quando operar?

A maioria das pedras nos rins pode ser eliminada naturalmente, mas em casos onde são muito grandes, bloqueiam o fluxo de urina, causam infecções ou provocam dores intensas e persistentes, a cirurgia pode ser necessária. Com o avanço da medicina e da tecnologia, técnicas minimamente invasivas estão cada vez mais acessíveis, como a cirurgia endoscópica, na qual um endoscópio é inserido pela uretra até o rim para localizar e remover ou fragmentar a pedra, sem a necessidade de grandes cortes.

É possível  prevenir o aparecimento dos cálculos?

A boa notícia é que prevenir o aparecimento de pedras nos rins é possível! Confira como através dessas 4 dicas:

  1. Beba bastante água ao longo do dia: ingerir de 2 a 3 litros de água por dia ajuda a diluir a urina e impede a formação dos cristais;
  2. Use o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos. O sódio é um grande aliado para a formação do cálculo renal;
  3. Diminua o consumo de alimentos ricos em oxalato (café, chá preto, chocolate);
  4. Mantenha uma dieta balanceada e evite o consumo exagerado de proteínas de origem animal

Contar com um especialista não só aumenta as chances de sucesso no tratamento, como também ajuda a prevenir complicações futuras, garantindo um cuidado integral e de qualidade. O Blanc Hospital parabeniza todos os urologistas e reforça a importância da prevenção para evitar o surgimento de cálculos renais.