A ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é um procedimento que vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios médicos. Procurada principalmente por mulheres a partir dos 40 anos, tem como foco amenizar ou até mesmo sumir com as tão indesejáveis marcas de expressão adquiridas com o passar do tempo.

Por ser um procedimento consideravelmente novo, nós, do Blanc Hospital, junto ao  Dr. Antonio Rezende, cirurgião plástico e membro do nosso comitê científico, trouxemos 6 coisas que você precisa saber sobre a ritidoplastia ou lifting facial. Vamos lá?

1. Para quem a ritidoplastia é indicada?

O procedimento é indicado para pessoas que têm flacidez na pele do rosto e do pescoço, sinais do tempo e/ou marcas de expressão em excesso. A ritidoplastia pode auxiliar também na correção da perda do volume facial e do tônus muscular, que gera a famosa papada.

2. Como a cirurgia é feita?

Segundo o Dr. Antonio Rezende, a cirurgia dura cerca de 3 horas e tem como objetivo levantar a pele do rosto, melhorar a flacidez, rejuvenescer e também tirar um pouco da expressão cansada.

Para fazer a ritidoplastia, é preciso tomar anestesia local e sedativos. O médico faz as incisões nas áreas demarcadas previamente e, com os músculos à mostra, são feitos pontos estratégicos. A partir daí, essas partes são erguidas e puxadas e, nesse momento, os excessos de pele, se existirem, são cortados. Isso garante um resultado ainda mais jovem.

Quando o foco da cirurgia está na testa ou nos olhos, as incisões são feitas no couro cabeludo. Por outro lado, ao focar no pescoço, isso é feito pelo maxilar.

3. As cicatrizes ficam à mostra?

Cada  procedimento é único, visto que cada pele tem as suas particularidades. Ainda segundo o Dr. Antonio, normalmente, as cicatrizes da ritidoplastia ficam em locais estratégicos, como couro cabeludo, região próxima à orelha ou ponto abaixo do queixo, tornando-se quase invisíveis com o tempo”.

4. Como é a recuperação da ritidoplastia?

A recuperação do procedimento costuma ser tranquila. Pode ser meio dolorida e apresentar alguns hematomas, mas isso varia muito conforme as particularidades de cada paciente. Por ser um procedimento ambulatorial, você precisa ser internado pela manhã para realizar a ritidoplastia. No mesmo dia, à noite, se tudo tiver corrido bem, você recebe alta. Caso tenha alguma complicação, você deverá permanecer no hospital um pouco mais.

É colocada uma bandagem para ajudar com o inchaço e com possíveis hematomas, bem como um dreno temporário para evitar o acúmulo de sangue e de líquidos que podem se concentrar na região. O uso diário de protetor solar, assim como evitar pegar sol forte durante a recuperação, evita manchas, principalmente nos pontos.

5. Como se preparar para o procedimento?

O pré-operatório da ritidoplastia é tranquilo. Geralmente, o médico pede uma série de exames e dá orientações, como evitar fumar semanas antes do procedimento, alimentar-se de forma saudável e não tomar remédios, como aspirina.

6. Em quanto tempo os resultados da ritidoplastia aparecem?

Como já foi dito, cada pessoa tem as suas peculiaridades. Embora o prazo para os resultados da ritidoplastia aparecerem seja de alguns meses, algumas melhorias já podem ser notadas a partir da 3ª semana da realização do procedimento.

Agora que você conheceu um pouco melhor a ritidoplastia (ou lifting facial), que tal marcar uma avaliação médica.

Aqui, no Blanc Hospital, você conta com profissionais muito qualificados e equipamentos de ponta, além de todos os cuidados necessários durante o pré e o pós-operatório, incluindo suporte e ajuda no que precisar.

Para não perder nenhuma novidade, siga a gente nas redes sociais!