Escolha uma Página

O cálculo renal é uma doença que atinge cerca de 10% da população e está associada a quadros de dores intensas, levando os pacientes a sofrerem muito durante as crises mais graves. Além disso, cerca de 50% dos indivíduos que tiveram uma vez as popularmente conhecidas pedras nos rins apresentarão o quadro novamente em alguns anos. 

Mas, afinal, como surgem os tão temidos cálculos renais? Eles se formam a partir da cristalização de elementos químicos que se concentram na urina, desenvolvendo cristais dos mais variados tamanhos, o que vai interferir na gravidade do quadro. A maior parte dos componentes encontrados nos cálculos é composto por oxalato de cálcio, que será expelida pelo sistema urinário, podendo causar dores agudas. 

No entanto, manter alguns hábitos pode prevenir quadros de pedras nos rins e evitar a experiência desagradável de enfrentar uma doença que causa dores tão intensas. Quer saber como? Neste post, nós, do Blanc Hospital, separamos para você 5 cuidados para evitar o cálculo renal. Acompanhe! 

 

Consumo de água 

Esta talvez seja a principal dica para evitar cálculos renais. O consumo de água auxilia na diluição das substâncias químicas que causam os cristais. Assim, a urina fica menos concentrada, facilitando a eliminação dos componentes que formam os cálculos. 

Por isso, o recomendado para prevenir a formação de cálculos renais é o consumo médio de mais de 2 litros de água por dia. Além disso, outras bebidas ricas em água, como sucos, vitaminas e smoothies, ajudam na hidratação e são muito saborosas. Frutas como laranja e limão são opções que previnem a formação dos cálculos renais por conta de uma substância chamada citrato. 

 

Redução do consumo de sal

O sódio, sem dúvida, é um dos maiores vilões quando o assunto é cálculo renal. Isso porque a substância, quando consumida em excesso, pode aumentar a produção de cálcio, fósforo, ácido úrico e oxalato, o que pode provocar o surgimento de pedra nos rins. 

Para evitar esse problema, a redução do consumo de sal é recomendado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a orientação para uma dieta saudável é a ingestão de até 2.000 mg de sódio por dia feita por um adulto, o que corresponde, aproximadamente, a 5 g de sal

 

Leia mais: Como manter a saúde em dia com uma alimentação saudável: veja 5 dicas

 

Atenção em dias quentes 

Nos meses de verão, quando as temperaturas estão mais elevadas, é necessário redobrar a atenção diante do consumo de água. Afinal de contas, nos dias mais quentes, é comum aumentar a transpiração, ou seja, perde-se mais água durante o dia do que em meses de inverno, por exemplo. 

Não à toa, a incidência de cálculos renais aumenta em cerca de 30% durante o verão, justamente, devido à reposição insuficiente de água perdida na transpiração. A dica, portanto, é elevar o consumo de líquidos. Consumir mais água do que o usual é uma das táticas para contornar os problemas dos cálculos renais. 

 

Beba com moderação

O verão também guarda outra armadilha: o consumo elevado de bebidas alcoólicas. Nos meses mais quentes, é comum que as pessoas bebam mais, afinal, uma cerveja gelada ou um drinque ajudam a espantar o calor. No entanto, o álcool é perigoso para as funções renais, pois é uma substância diurética, o que provoca a desidratação

Portanto, a recomendação é beber com moderação, a fim de não perder uma grande quantidade de água do organismo durante a ingestão das bebidas. Uma dica é intercalar um drinque ou uma cerveja com um copo de água. Desse modo,  a reposição de líquidos é imediata, não comprometendo a função dos rins. 

 

Moderação no consumo de proteína animal 

Outro cuidado importante para evitar problemas maiores com cálculos renais é o consumo de proteína animal. Deve haver moderação, sobretudo em casos de pacientes que já tenham desenvolvido a doença. Isso porque o excesso de consumo de alimentos ricos em proteínas e cálcio elevam a secreção de ácido úrico, o que pode causar cálculos renais ou até mesmo agravar casos já existentes. 

Sem dúvida, os cálculos renais causam muitos transtornos à vida dos pacientes, gerando muita dor e sofrimento até a melhora do quadro Em alguns casos, inclusive, é indicado a realização de procedimento cirúrgico devido à gravidade da situação clínica do paciente. Por isso, seguir essas dicas e acrescentar hábitos saudáveis à rotina pode evitar os problemas causados pelos cálculos renais. 

Quer saber mais? Acompanhe o blog do Blanc Hospital e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida!