A mamografia é um exame de imagem em que, por meio de um aparelho chamado mamógrafo, são obtidas radiografias das mamas. Dessa forma, é possível detectar qualquer tipo de alteração nos tecidos da região, como lesões, calcificações e nódulos. A mamografia, portanto, é uma das principais armas para a detecção precoce do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo com maior incidência entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele. Ainda de acordo com o órgão do Ministério da Saúde, a estimativa de novos casos da doença em 2020 é de mais de 65 mil casos.

Mesmo sendo muito importante, ainda pairam muitas dúvidas sobre a mamografia, o que pode afastar mulheres do exame clínico. Por isso, movimentos de conscientização como o Outubro Rosa são tão importantes, pois, além de auxiliarem na disseminação de informações sobre o diagnóstico precoce de câncer de mama, estimulam as mulheres a procurarem o exame de mamografia

Neste post, portanto, nós, do Blanc Hospital, vamos apresentar 4 curiosidades sobre a mamografia acompanhadas de mitos e verdades sobre esse exame fundamental para a saúde da mulher. Vamos conferir!?

1. Mamografia de rastreamento

A mamografia de rastreamento, ou seja, o exame realizado quando não há qualquer sintoma suspeito, tem uma enorme importância para a redução da mortalidade por câncer de mama, pois, além de ajudar no diagnóstico inicial, também pode permitir um tratamento  menos agressivo ao organismo.

Portanto, aquela premissa de “não tenho casos na família, logo não preciso fazer o exame” é um mito! Além de não estar alinhado com a realidade, esse pensamento, infelizmente, é muito comum entre as mulheres. Ainda que os riscos de desenvolvimento do câncer de mama sejam maiores quando há casos pregressos na família, como na mãe ou na irmã, não significa que se está imune quando não há casos com proximidade familiar. Inclusive, segundo o INCA, o câncer de mama de caráter hereditário corresponde entre 5% e 10% do total de casos no Brasil apenas.

Da mesma forma, acredita-se popularmente que mulheres jovens não precisam fazer a mamografia, mas isso também é um mito! É verdade que a maioria das mulheres que desenvolvem câncer de mama estão em uma faixa etária a partir de 50 anos, no entanto a doença pode atingir pessoas mais jovens. A recomendação é que o exame de mamografia seja feito anualmente ou cada 2 anos entre mulheres acima de 40 anos e anual a partir 50 anos. Porém, a idade pode diminuir dependendo de fatores como hereditariedade, em que pode ser recomendado o exame para paciente em faixa etária mais baixa e com maior frequência.